20º Caderno Nacional de Formação da Juventude Franciscana do Brasil



“Quem vai me dizer, então, para não exultar 
com tão admiráveis alegrias?” (3CtIn 9) 


Em júbilo, apresentamos o 20º Caderno Nacional de Formação da Juventude Franciscana do Brasil, em meio às montanhas de Minas Gerais, no XVIII Congresso Nacional da Juventude Franciscana do Brasil! Reunidas(os) irmãs e irmãos de todo o País, nos encontramos para celebrar nossa vida e missão entregues à construção do Reino de Amor pelos passos de Francisco e, nessa ocasião de modo especial, Clara de Assis. 

A figura feminina do carisma franciscano é lembrada de maneira singular neste caderno em forma de agradecimento pelo quadriênio que se finaliza, para que, à luz Clara, possamos celebrar as maravilhas que o Senhor realizou por meio de nós nestes anos, mesmo com as tantas dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19. Santa Clara nos lembra, no tema que escolhemos, que é necessário reconhecer e exultar diante das admiráveis alegrias colhidas no chão das juventudes. A alegria, característica singular das franciscanas e franciscanos, é virtude a ser evidenciada para que possamos – sem abandonar o olhar crítico – comemorar por todo passo dado em cada semear e cuidar. 

Para nos ajudar neste exercício de “alegrização”, voltamos ao que é essencial e percorremos caminhos de profundidade. Na simplicidade profética das filhas de Santa Clara, as irmãs clarissas gentilmente cederam uma entrevista para esta edição. Nas discussões pertinentes realizadas por nossa autora convidada e autor convidado, abordamos a vocação e proposta da Santa de Assis, e sua característica sinodal. Em meio a poesias e canções, nosso material segue com os textos dos regionais, que tratam sobre a Economia de Francisco e Clara e deixam uma carta para clarear os caminhos das juventudes. Os serviços do Secretariado Fraterno Nacional trabalham singelezas de Clara que nos auxiliam a pensar no combate à fome, na dinamização da comunicação, na utilização evangelizadora das músicas, na importância do cuidado e do privilégio da pobreza. Ainda temos uma mensagem motivadora do Secretário Fraterno Nacional para o fim do quadriênio, um encarte com propostas de momentos de espiritualidade clariana para fraternidades de JUFRA e INAFRA, e relatos riquíssimos de experiências fraternas vividas pelos regionais. 

Queremos que este material ilumine os nossos caminhos enquanto JUFRA do Brasil, para que a coragem, irreverência, ousadia e determinação de Clarinha sejam faróis a direcionar nossas decisões e atividades. Que o amor de Clara pelo Cristo pobre, humilde e crucificado siga sendo nosso combustível para, enfim, exultar com a admirável alegria de pertencer à Família Franciscana e poder comungar da experiência mística da fraternidade. Ao fim deste último material do quadriênio, o cansaço dá lugar à esperança para, em Deus, nos impulsionar a fazer brotar flores no meio das rochas. 

Com fraterno amor, da sua irmã menor, 

Gabriela Consolaro Nabozny, JUFRA/OFS 
Secretária de Formação Nacional (2019-2023)


_______________________________
DOWNLOAD

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL