II JORNADA LATINO-AMERICANA PELOS DIREITOS HUMANOS e XIII JORNADA NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL

Queridos irmãos e queridas irmãs:
Paz e bem!



Respondendo ao compromisso assumido como JuFra da América Latina no X Congresso Latino-Americano OFS-JUFRA (2019) que nos diz: "Realizar uma Jornada Latino-americana pelos Direitos Humanos em que seja incentivada a partilha em todas as fraternidades de nossos países, sendo realizada a cada três anos em nível latino-americano e anualmente em nível nacional”, com grande alegria e renovada motivação, apresentamos a toda a Juventude Franciscana, à Ordem Franciscana Secular e a toda a Família Franciscana, este material para a realização da II JORNADA LATINOAMERICANA PELOS DIREITOS HUMANOS, sendo também a XIII Jornada Nacional da JuFra do Brasil e a VII Jornada Nacional da JuFra Argentina.

Na I Jornada Latino-americana pelos Direitos Humanos, realizada em 2019 e criada a partir das experiências das Fraternidades de Jufra do Brasil e da Argentina, fomos convidados e convidadas a refletir sobre o tema “Juventude e Protagonismo”, em que foi feito um “chamado a refletir como franciscanos, mas sobretudo como jovens, na tarefa fundamental de ser promotores dos Direitos Humanos, protagonistas e agentes de mudança em nossas realidades concretas entre os povos” (Introdução I Jornada Latino-americano pelos Direitos Humanos, ano 2019).

Para esta II Jornada (1 a 10 de dezembro de 2022), uma segunda oportunidade de compartilhar como Fraternidade da América Latina, somos convidados e convidadas a refletir e construir a partir do tema "Economia de Francisco e Clara", uma proposta atual nascida do apelo feito pelo Papa Francisco ("The Economy of Francesco”), quando convocou jovens de todo o mundo para serem protagonistas de uma transformação em nossa sociedade, repensando a Economia a partir de uma perspectiva mais fraterna, justa e solidária. Este encontro mundial é uma experiência clara onde os jovens são confiados a serem protagonistas na sociedade, por meio do serviço, da opção pelos pobres e do convite a serem promotores de uma justiça que inclua, que convide, que seja verdadeiramente coletiva.

Queremos que esta II Jornada seja um novo convite para a Juventude Franciscana da América Latina, um convite que anime mais uma vez as fraternidades nacionais a serem promotoras dos Direitos Humanos, a serem essa esperança transformadora no meio do povo, a serem esses jovens que se comprometem e se arriscam para continuar construindo uma Igreja fraterna, como fizeram Francisco e Clara de Assis.

A primeira tarefa é colocar a economia a serviço das pessoas: os seres humanos e a natureza não devem estar a serviço do dinheiro. Digamos "NÃO" a uma economia de exclusão e desigualdade onde o dinheiro reina em vez de servir. Essa economia mata. Essa economia exclui. Essa economia destrói a mãe terra. A economia não deve ser um mecanismo de acumulação, mas a boa administração da casa comum (...) Esta economia não é apenas desejável e necessária, mas também possível. Não é uma utopia ou uma fantasia. É uma perspectiva extremamente realista. Nós podemos fazer isso." (extraído do discurso do Papa Francisco no II Encontro Mundial de Movimentos Populares, Bolívia, 2015)

É hora de reforçar nossa construção pela justiça, paz e bem no meio de nosso povo latino-americano e do mundo inteiro, é hora de reforçar nosso compromisso com tantos irmãos e tantas irmãs que sofrem, é hora de uma nova realidade, é hora de que o compromisso como franciscanos e franciscanas seja uma mensagem de esperança e transformação em nossa realidade.

Enviamos um grande abraço fraterno e esperamos que esta nova Jornada seja uma oportunidade para continuar crescendo e fortalecendo os laços para a vivência de uma verdadeira fraternidade universal. Que o Senhor os abençoe e que São Francisco e Santa Clara continuem a nos iluminar em nosso caminho.

Irmãos e irmãs da Equipe para a
II Jornada Latino-americana pelos Direitos Humanos


ANEXO
--------------------------------------------
 Materiais de divulgação e subsídio da II JLDH 

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL