XVIII CONGRESSO NACIONAL ORDINÁRIO - CONVOCAÇÃO

XVIII CONGRESSO NACIONAL ORDINÁRIO DA 
JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL
17 a 21 de fevereiro de 2023


Rio de Janeiro/RJ, 17 de outubro de 2022


Tema: No chão das juventudes: semear e cuidar.
Lema: “Deus pode fazer brotar flores no meio das rochas”. (Papa Francisco)



CARTA DE CONVOCAÇÃO


Amados(as) irmãos(ãs) membros do Secretariado Fraterno Nacional,
Membros dos Secretariados Fraternos Regionais,
Amada Ministra Nacional da Ordem Franciscana Secular,
Conselheiros(as) fiscais nacionais,
Paz e Bem!



E depois de um quadriênio de intensos desafios, é chegada a hora de nos reunirmos para traçarmos um novo olhar para caminhada da JUFRA do Brasil, dispostos a recomeçar, analisar, avaliar nossa caminhada e eleger os(as) irmãos(ãs) que irão conduzir nosso nacional nos próximos três anos.

Assim, através desta, ficam convocados os membros de direito do Secretariado Fraterno Nacional, dos Secretariados Fraternos Regionais, do Conselho Fiscal Nacional e a Ministra Nacional da OFS a comparecerem ao XVIII Congresso Nacional Ordinário da Juventude Franciscana do Brasil, a ser realizado entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2023, na cidade de Santa Luzia/ MG.

O local da Assembleia/Congresso será na Casa de Retiro Coqueiro D’água, localizado na Rua Me Gertrudes Comensoli – Distrito Industrial Simão da Cunha, Santa Luzia/ MG, CEP: 33026-015, telefone (31) 3691-1166. Os participantes terão como referência para as questões estruturais os jufristas Marcos Vinícius Braga, telefone (34) 99910-8739 e Adam Diego, telefone (32) 98425-0155. Já para as questões gerais podem contactar José Douglas, telefone (87) 99634-5581.

As atividades se desenvolverão conforme a Agenda do CONJUFRA (documento anexo). A taxa de inscrição é de R$ 300,00 (trezentos reais) por pessoa, e poderá ser pago dividido em até três vezes nos meses de novembro, dezembro e janeiro de 2022. Este valor incluirá todas as despesas do Congresso (hospedagem, alimentação e material de secretaria). A inscrição deve ser feita pelo preenchimento do formulário online:   https://forms.gle/PVts29B2Tqdavstq6  ; e o envio dos comprovantes de pagamentos 
deverão ser enviados para o e-mail [email protected] 

Conforme o disposto no art. 14 do Estatuto Nacional do Brasil, são convocados com direito a voz e voto:

        Art. 14. São convocados para o CONJUFRA com direito a voz e voto:
        I - Secretário(a) Fraterno(a) (Presidente) Nacional, mais dois membros do Secretariado Fraterno (Diretoria) Nacional da JUFRA;
        II - Secretários(as) Nacionais para as Áreas (Vice-Presidentes);
        III - Secretários(as) Fraternos (as) (Presidentes) Regionais;
        IV – Secretários(as) de Formação Nacional e Regionais;
        V - Membros em exercício do Conselho Fiscal, observado o disposto no artigo 28, parágrafo 5o deste Estatuto (só com direito a voto nas questões econômicas-financeiras);
        VI - Ministro(a) Nacional da OFS;
        VII – Animadores(as) Fraternos(as) Nacional e Regionais;
        VIII - Assistentes Espirituais Nacional e das Regiões da Área onde se realiza o CONJUFRA, porém sem direito a voto nas questões financeiras e eleições para as funções;

§1º - O membro titular impossibilitado de comparecer ao CONJUFRA, para o qual foi convocado, far-se-á representar por irmão do mesmo nível, mediante delegação escrita e expressa, justificada por seu (sua) Secretário(a) Fraterno(a) (Presidente) Regional, sendo vedados, porém, o substabelecimento e a acumulação.
        O Congresso Nacional além de ser o órgão administrativo de maior importância, é um momento de fortalecer a vida da Fraternidade Nacional. É no congresso que podemos avaliar a caminhada com um olhar crítico e de gratidão pelo quadriênio que passou e traçar metas, sonhos e esperanças para o próximo triênio. Por isso, é extremamente importante que todos(as) convocados(as) se façam presentes neste momento, bem como motivem os irmãos e irmãs que desejem participar, para vivenciarmos juntos este momento.

Cabe lembrar ainda que, conforme artigo 12, §3o, do Estatuto Nacional da JUFRA do Brasil: “O Congresso Nacional ordinário ou extraordinário será preparado nas bases regionais com o objetivo de reunir os jufristas em torno dos problemas que os afligem a partir de uma visão crítica da realidade para que as decisões a serem tomadas sejam fruto de uma reflexão coletiva e organizada”.

Portanto, solicitamos também que os Secretariados Regionais preparem as apresentações dos relatórios de acordo com as orientações descritas nas orientações gerais.

Compõem esta convocação, os seguintes documentos:

            1) Edital
            2) Agenda;
            3) Regimento Interno;
            4) Orientações Gerais;
            5) Modelo de Procuração Particular de Substituição (Delegação).
            6) Carta Convite

Depois de tempos chuvosos, as flores ficam mais bonitas. 
É hora de semearmos ainda mais nosso carisma na juventude! No mundo!

Nos encontramos no CONJUFRA!

Fraternalmente,

JOSÉ DOUGLAS SOARES CORDEIRO DE SOUZA
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional (2019-2023)



_________________________________
ANEXOS

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL