XII Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos 2021

 

XII Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos 2021

“Pão em Todas as Mesas”
Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer (Mateus 25, 35)



Queridas irmãs, queridos irmãos, paz e bem!

Com entusiasmo, fé e esperança apresentamos a nossa 12ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. A partir do tema “Pão em Todas as mesas” e lema: “Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer” (Mateus 25, 35), somos chamados/as a questionar, debater e agir em prol da construção da paz, fruto da justiça, na defesa da dignidade da pessoa humana e do bem comum.

Neste ano, a Jornada vem propor, em uma discussão conjunta entre JUFRA, OFS e INAFRA, um olhar mais sensível à atual realidade nacional: a fome e a miséria. No segundo ano consecutivo de pandemia do COVID-19 vivemos um cenário no qual a má gestão pública frente ao combate pandêmico sanitário, social e político teve como consequência o aumento de irmãos e irmãs fragilizados com pouco ou nenhum acesso à alimentação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em outubro deste ano mais de 19 milhões de pessoas passavam fome e mais de 116 milhões sofriam algum tipo de insegurança alimentar.

Deste modo, a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos vem propor à Família Franciscana que nos empenhemos na construção de um processo de reflexão e ação em defesa do direito humano à alimentação. Com isso, no desejo de alcançar mais irmãos das fraternidades do Brasil e cientes das realidades locais frente à circulação do coronavírus, tivemos o cuidado de organizar essa Jornada para que possa ser feita tanto remotamente quanto presencialmente. Conscientes que propomos uma possibilidade de retorno às fraternidades depois de um longo período de distanciamento social, esta Jornada está sendo pautada em três momentos: 1- o material base, 2- a roda de conversa, e 3 - o gesto concreto.

Por fim, para que a experiência franciscana seja enriquecedora, sugerimos que a leitura e o estudo do material base seja feito preferencialmente antes da roda de conversa, para que os irmãos possam debater e opinar sobre a temática de forma contextualizada e consciente. Ademais, a roda de conversa pode seguir o modelo na qual melhor contemple a realidade local/regional, sempre incentivando a participação de todos os irmãos ao debate: tanto OFS quanto JUFRA. E, por fim, a provocação do Gesto Concreto sirva como ferramenta para uma experiência social e espiritual na vivência do carisma de São Francisco. Desejamos que esta jornada fortifique nossas fraternidades e comunidades no cuidado e na garantia de direitos básicos humanos. Além disso, que também os diversos ramos de nossa família franciscana se unam com outras organizações e movimentos religiosos, pastorais sociais, e não-religiosos, movimentos populares, para garantir que a comida continue sendo, de fato, fonte abundante de vida, um irrevogável direito humano.

Equipe de Elaboração da XII JFNDH 2021

Baixe os materiais neste link:
https://cutt.ly/pTb0wWr


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL