NOTA – JUFRA DO BRASIL



🔴 NOTA – JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL 🔴

“Por isso desejo, antes de mais nada, reafirmar que cada pessoa, independentemente da própria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar «qualquer sinal de discriminação injusta» e particularmente toda a forma de agressão e violência.” (Exortação Apostólica Amoris Laetitia, 250)

Brasil, 21 de junho de 2021
São Luís Gonzaga - Patrono da Juventude

É do conhecimento de alguns irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil, que uma liderança internacional do nosso movimento procurou nosso irmão Lucas Lins, da fraternidade Aliança de Assis - Fortaleza/CE, Regional Nordeste A2 - CE/PI, através de uma rede social, para atacá-lo e disseminar ódio em relação à orientação sexual do mesmo.

Prontamente, ao sabermos do ocorrido, nos solidarizamos com o irmão e nos reunimos enquanto Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, para que juntos pudéssemos pensar nas ações a serem tomadas. Aqui reafirmamos algo que historicamente vem sendo construído: não compactuamos com qualquer preconceito ou forma de exclusão. Nossas fraternidades, especialmente as locais, devem ser sempre espaços de acolhida a todos os jovens que ali chegam para juntos construirmos a civilização do amor.

Por fim, enviamos uma carta a Comissão da JUFRA na Presidência do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, Ministro Geral da OFS e Presidente da Conferência dos Assistentes Gerais, solicitando a retratação para o nosso irmão e fazendo alguns questionamentos. Sendo assim, abrimos este canal oficial para o diálogo, construção e reconstrução, em respeito à fraternidade.

“Que a audácia, a criatividade e a fidelidade dinâmica de Francisco ao Evangelho nos conduzam e nos permitam olhar com esperança o futuro da JUFRA que queremos construir no hoje de nossa história” (Carta de Guaratinguetá “A JUFRA que queremos ser'').

Fraternalmente,
Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil

Acesse em: https://drive.google.com/file/d/1z2sHEFAeHgI_Ttrhm09FYSSlNYWE_QUQ/view?usp=sharing

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL