5ª Formação de Formadoras/es da JUFRA do Brasil

 


Na última semana (20/10), estiveram reunidas/os as/os formadoras/os regionais para tratar sobre o tema Educação FranciscanaPara colaborar na partilha, o frei Luiz Antonio Frigo, OFMCap, assistente espiritual do Regional Sul 2 (Paraná) da JUFRA, expôs algumas premissas trabalhadas no texto do 17° Caderno Nacional de Formação da JUFRA do Brasil, que pode ser acessado na íntegra por meio desse link: CLIQUE AQUI!


Participaram do momento também irmãos e irmãs da OFS do Paraná, que contribuíram a partir das experiências que vêm implementando no regional para fortalecer as fraternidades de JUFRA através da compreensão de que os jovens são vocacionados à Família Franciscana. O encontro foi destinado a repensar as bases de como são tratados os temas de formação na Juventude Franciscana, sugerindo um pensar a partir de uma compreensão integral dos processos e das pessoas envolvidas.


Esse momento faz parte da construção de um objetivo de “desburocratizar” a Formação Franciscana, taxada como maçante ou rígida a partir de conceitos pré-estabelecidos, que não devem compor nossa caminhada formativa. Como os participantes do encontro puderam perceber, a Educação pretendida consiste na verdade em “conduzir para fora”, a partir de um processo cuidadoso para a autonomia, orientando o impulso da vida que já reside em cada um.


Ao beber do carisma franciscano, mergulhamos como Francisco e Clara no mistério da Trindade, que ensina a perfeição da fraternidade e não anula individualidades, mas as potencializa e orienta. Nesse sentido, a Educação deve ser integral e atingir todas as dimensões da existência (espiritual, psicológica, sexual, econômica, etc).


Tudo, portanto, é Formação Franciscana, Educação Franciscana. A missão das formadoras e formadores, mas também de todas/os que abraçam esse carisma, é cuidar da vida – de toda vida! – e, assim, educar as irmãs e irmãos.



Paz e Bem! 💓


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL