19 de setembro - Nascimento de Paulo Freire

 📚 Aniversário de Nascimento de Paulo Freire (19 de setembro de 1921 - 2 de maio de 1997), educador e filósofo brasileiro que inspira aquelas/es que se propõem a partilhar a vida, conhecimentos e experiências. 

🌱 Para as formadoras/es, Freire deve ser indicação de como apresentar às irmãs e irmãos, com autonomia e liberdade, a experiência mística de Clara e Francisco, fazendo brotar do coração um reconhecimento singular, ligado à Terra e aos pobres. 

📝 Como escreveu frei Luiz Antônio Frigo, OFMCap, no texto A Educação Franciscana, no 17° Caderno Nacional de Formação: "A descoberta carismática e mística de Francisco, advinda do mergulho no Mistério Trinitário, nos remete a uma educação integral, mística e envolvente que valoriza, escuta e acompanha o crescimento e o desenvolvimento de todos os seres. A educação franciscana se caracteriza, na linha do tempo, na busca constante de sonhos grandiosos e factíveis que possam proporcionar à nossa civilização um significado e um sentido à vida. De maneira especial, proporcionar à juventude contemporânea respostas globais e existenciais dentro do contexto cultural em que cada ser humano se encontra imerso e envolvido. A educação franciscana se caracteriza também por um processo de valorização de todas as dimensões e formas de vida existentes, onde quer que elas estejam situadas."

💚 Na paz e no bem, seguimos educando e (trans)formando vidas!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL