JUFRA do BRASIL e PJ Nacional lançam Guia de Encontro Online sobre relacionamentos abusivos



Nesse perĂ­odo de pandemia, em que o distanciamento social nos Ă© imposto, novas e criativas formas de encontros surgem para possibilitar que, de alguma maneira, continuemos em contato. O material apresentado a seguir, fruto da construção coletiva de mulheres da Pastoral da Juventude Nacional e da Juventude Franciscana do Brasil, vem somar Ă s iniciativas de reinvenção de um novo tempo para abordar uma temĂĄtica urgente e importante, materializando um caminhar conjunto das juventudes para o enfrentamento da(s) violĂȘncia(s) contra a mulher. 

Cerca de 41% dos casos de violĂȘncia acontecem dentro de casa. 3 em cada 5 mulheres sofreram violĂȘncia em um relacionamento afetivo. Agravando esse quadro jĂĄ tĂŁo preocupante, dados divulgados em 27/03/2020 pelo MinistĂ©rio da Mulher, da FamĂ­lia e dos Direitos Humanos apontam um aumento de quase 18% no nĂșmero de ligaçÔes recebidas diariamente pelo canal do governo federal que recebe denĂșncias de violĂȘncia contra a mulher. O confinamento das pessoas nas suas residĂȘncias pode representar um agravamento nos casos de violĂȘncia domĂ©stica contra as mulheres, pois estĂŁo por mais tempo convivendo com um possĂ­vel agressor, tendo ou nĂŁo histĂłrico de violĂȘncia. 

Diante desse cenĂĄrio alarmante, fica evidente que sĂł Ă© possĂ­vel viver plenamente quando nossas relaçÔes sĂŁo saudĂĄveis, nĂŁo machucam ou violentam. Por isso queremos discutir sobre o perigo dos relacionamentos abusivos nas nossas relaçÔes, sobretudo para as mulheres, uma vez que a violĂȘncia tem vĂĄrias faces e pode estar presente nas mais diversas realidades sem nem percebermos. Para romper esse ciclo, precisamos desenvolver relaçÔes pautadas no respeito mĂștuo e mudar as estatĂ­sticas tĂŁo cruĂ©is. 

É no intuito de ajudar nessa construção que a Juventude Franciscana do Brasil abraça a Campanha Nacional de enfrentamento aos ciclos de violĂȘncia contra a mulher, promovida pela Pastoral da Juventude Nacional. Nessa parceria, lançamos esse material para ser usado como apoio Ă s discussĂ”es nos grupos e fraternidades espalhados pelo Brasil, alĂ©m de motivar gestos concretos que promovam a mudança nas relaçÔes tĂłxicas que podem estar na vida de muitas irmĂŁs e irmĂŁos.

Para fazer download, clique aqui.

ComentĂĄrios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL