Secretaria Nacional de Ação Evangelizadora lança proposta de encontro para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)




A Secretaria Nacional de Ação Evangelizadora apresenta uma proposta de encontro a ser realizada entre os dias 24 a 31 de maio de 2020, tempo em que ocorre a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) e também se encerra as oitavas de Páscoa com a vinda do Espírito Santo (Pentecostes). A proposta foi elaborada encima de um material preparado pelas igrejas cristãs de Malta, que todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio do apóstolo Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.

Mas o que é A SOUC?

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, é estimulado a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17, 21).

O ecumenismo é um apelo à unidade de todos os povos contido na mensagem do Evangelho, é união da fé professa das diversas formas. O Papa Francisco afirma que as divisões entre cristãos deram-se porque na raiz, na vida das comunidades, se infiltrou uma mentalidade mundana: primeiro cultivavam-se os próprios interesses e só depois os de Jesus Cristo. A direção seguida era a da carne, não a do Espírito. “Mas o movimento ecumênico, para o qual tanto contribuiu o Conselho Ecumênico das Igrejas, surgiu por graça do Espírito Santo”. Portanto, se faz essencial, ainda mais no atual período, que nossas fraternidades estejam em união e realizem a proposta de encontro da SOUC 2020.


Clique aqui para fazer download. 

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL