JUFRA DO BRASIL LANÇA SEMANA DE IMMF 2018




Irmãos e irmãs, toda paz e todo bem!

De 03 a 13 de maio de 2018 realizaremos mais uma Semana da Infância Micro e Mini Franciscanos da JUFRA do Brasil em um ano muito especial para nossa secretaria, pois viveremos a discussão intensa das diretrizes da IMMF.
Decidiu-se desenvolver um tema intimamente ligado ao carisma franciscano e, ao mesmo tempo, tão ausente na vida cotidiana das pessoas: o consumo consciente.
O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Ninguém nasce consumista. Segundo algumas pesquisas, as crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família. Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, grande parte das aquisições dentro de casa tem por trás um palpite de uma criança ou de adolescente.
O entendimento de que os danos causados pela lógica insustentável do consumo irracional podem ser minorados e evitados se efetivamente a infância for preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação da cidadania. Indivíduos conscientes e responsáveis são a base de uma sociedade mais justa e fraterna, que tenha a qualidade de vida não apenas como um conceito a ser perseguido, mas uma prática a ser vivida.
Consumo consciente, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é levar em conta o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho na hora de escolher produtos e serviços. Mas ser um consumidor consciente é muito mais que isso e pode sim fazer bem ao seu bolso, e não apenas ao planeta.
Assim, criamos um encontro reflexivo e algumas oficinas com sugestões de atividades diversas para envolver nossos mini-franciscanos na discussão do tema de modo a melhor fazer escolhas para compras, ou aprender a reciclar, trocar e produzir brinquedos. Entretanto, o objetivo central é entender que bens materiais, se não adquiridos de forma consciente, podem ser um instrumento de forte afastamento de DEUS, em contrapartida temos o exemplo inverso de Francisco, que com o seu desprendimento material, chegou tão próximo de Cristo.
E com o intuito de ampliar a exposição da temática, seguem ainda diversas propostas de atividades complementares e um encarte com sugestões de oficinas franciscanas envolvendo músicas, teatro e vídeo.
Registrem os encontros, as atividades, o teatro e tudo mais que realizarem com nossos mini-franciscanos com fotos e vídeos e usem as #semananacionaldeIMMF2018 #jufradobrasil. As fraternidades que ainda não tem IMMF podem usar esse material para dar os primeiros passos.
Que São Francisco, Santa Clara e Santa Rosa de Viterbo estejam conosco, guiando nossos passos, fortalecendo nosso serviço, de forma a cumprir nossa missão de evangelização e formativa com as crianças e adolescentes na busca de construir cristãos mais engajados no projeto do Senhor Jesus.

Um fraterno abraço,

SABRINA FERREIRA DA SILVA
Secretária Nacional de Infância Micro e Mini Franciscanos

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL