JUFRA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL RECEBE VISITA FRATERNO MISSIONÁRIA




Dando continuidade a missão Norte realizada pelos irmãos Washington Lima (Secretário Nacional da JUFRA) e Maria Aparecida Brito, OFS (Animadora Fraterna Nacional) no dia 28 de março chegam a outra parte da região amazônica na cidade de Santarém/PA para visitar as duas fraternidades da Juventude Franciscana oficializadas no Regional Norte 3, sendo acolhidos pelos irmãos Adrielly Alves (Secretária Nacional para Área Norte), Edivanderson D’Sillva (Jufrista da Frat. Frei Juvenal Carlson) e Aldo Lima (Formador Regional da OFS). Na programação da visita incluiu atividades pertinentes as
Celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal. Na quarta-feira puderam assistir uma bela encenação da Paixão do Senhor, realizada há 8 anos pelo grupo de teatro Kabi Kaxi, um grupo de teatro que nasceu na Jufra (Frat. Frei Juvenal Carlson) e hoje se estende a toda a juventude da comunidade de Santana, e dentre esses jovens alguns são jufristas. Momento emocionante que foi atualizado aos temas da Campanha da Fraternidade e ao ano do Laicato. Na quinta-feira, dia 29 de março após a Missa da Última Ceia “o Lava-Pés” os jovens da Fraternidade Frei Juvenal Carlson reuniram-se na casa do irmão Elber para um momento de partilha junto aos membros do Nacional. Procurando melhorar a participação e a motivação dos jovens Washington desenvolve uma dinâmica que objetiva a compreensão que a fraternidade é e emite luz, semelhante ao sol. Que cada um possa colaborar e fazer com que “esse sol” emita mais luz por onde passar.
No dia seguinte, após a Celebração da Paixão do Senhor outro momento importante agora junto a Fraternidade Arcanjos que passa por dificuldades e precisa de atenção. Os jovens presentes, na sombra de uma frondosa mangueira manifestaram sua intenção de continuar vivenciando o carisma franciscano e assim irradiar luz através do sol que é a Fraternidade. Orientados que voltassem ao seu ponto de partida e que procurassem meios para perseverar e não desistir apesar das situações internas que acontecem na comunidade. Pois, existe a morte, por seus diversos motivos, mas chegará a Ressurreição.
Logo pela manhã do Sábado Santo foi agendada uma reunião com o Provincial da Custódia São Benedito da Amazônia, Frei Paixão, OFM que acolheu muito bem aos participantes, junto dos Assistentes Espirituais Frei João, OFM e Frei Haroldo, OFM. Sendo partilhado alguns pontos sobre a caminhada com relação a assistência espiritual e o Projeto "Presença Interfranciscana de Evangelização na Amazônia " para a região que contará com a participação de frades, irmãos da OFS e jufristas. Ainda na tarde do sábado houveram duas atividades como a participação na Rádio Rural da cidade, no programa de “Jovem para Juventude” que é uma das atividades realizada pelos movimentos eclesiais que fazem parte do Setor Juventude da diocese e nessa tarde estava sobre responsabilidade da Jufra pelos jovens Adrielly, Edivanderson e Eduardo que destacaram a importância da vivência do Tríduo Pascal e a visita do nacional na região, fazendo um encontro de rios relembrando o dia mundial da água. Assim como um momento junto aos irmãos de duas fraternidades de OFS que existe em Santarém que são, Fraternidade São Francisco e Fraternidade São Boa Ventura. Após essas partilhas é possível agregar mais esperanças quanto a caminhada franciscana nesta terra banhadas pelo Rio Tapajós e Amazonas, e celebrar na Vigília Pascal a Ressurreição do Senhor... “Ele não está mais aqui, ressuscitou...
Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória.” Para finalizar com chave de ouro esses dias de missão no Estado do Pará, no domingo de Páscoa, dia de festa celebrou-se o batizado da Chiara que em seus menos de dois anos de vida, já sente e acompanha através de seus pais (Adrielly e Edivanderson) esse carisma tão envolvente e ardente do ser franciscano, franciscana. Os padrinhos, jufristas são Washington e Carol Gama (Fraternidade Arcanjos). “Portanto, ide, fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt, 28,19) Agradecendo a Deus pela oportunidade e a todos os irmãos e irmãs onde aconteceram os encontros, assim como a natureza toda da região, é sempre importante agradecer. Confiar e rezar para que dê fruto no Norte cada testemunho, cada partilha, cada sorriso, cada olhar, cada dúvida, cada motivação, cada lágrima, cada abraço. Jesus Ressuscitou, Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Maria Aparecida Brito, OFS
Animação Fraterna Nacional












Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL