O coração da Igreja é jovem...

...precisamente porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente”, disse o Papa Francisco na última de segunda-feira (19/3) na abertura da reunião pré-sinodal que aconteceu em Roma. A reunião teve o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres sinodais, que se reunirão em Assembleia Sinodal em outubro de 2018 sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, um documento em que exprimam seu ponto de vista sobre a realidade, as suas ideias, o seu sentir e as suas propostas. São cerca de 300 os jovens dos 5 continentes, de várias religiões e também ateus, que participam da reunião pré-sinodal. 

O caminho do Sínodo dos Bispos é um processo longo e articulado, constituído por etapas, todas importantes, que envolvem em diversos momentos os vários componentes da Igreja. Desde o início, nas intenções do Santo Padre houve o desejo vivo e constante de levar os jovens a participar diretamente neste percurso, porque o Sínodo não é unicamente para os jovens, mas também e sobretudo com todos os jovens.

Para aqueles que não puderam se fazer presente na reunião, a equipe preparatória organizou 15 #tags com perguntas e direcionamentos para que as diversas vozes pudessem ser ouvidas, dentre elas: #QuemSou (sobre a formação da personalidade), #Diversidade (sobre a relação com as diversidades e pluralidades contemporâneas), #Interioridade (sobre a busca do sentido da existência), #Linguagens (sobre as linguagens e instrumentos/meios usados pela juventude) e #Chamado (sobre o sentido vocacional da vida).

Participação da JUFRA do Brasil
Em agosto de 2017, na IV Semana de Promoção Vocacional (PROVOCAE), nossas fraternidades locais tiveram a oportunidade de se aproximar mais da temática do Sínodo (Os jovens, a fé e o discernimento vocacional) através dos encontros e reflexões propostas, bem como responderam aos questionários que culminaram num documento final da JUFRA do Brasil (Confira aqui).

Participação da JUFRA Internacional
Os jovens Riccardo Insero (Itália) Nikolina Zovko (Bósnia e Herzegovina) participaram da reunião representando a JUFRA Interncacional.

Delegação Brasileira
Participa da delegação brasileira, o jovem Davi Rodrigues (secretário nacional da Pastoral da Juventude), juntamente com a Juliene Barros (participante do movimento Milícia da Imaculada), a Ariany Leite (representante da Juventude Missionária Redentorista e representante das congregações religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional), o Lucas Galhardo (representante do Movimento Apostólico de Schoenstatt Internacional) e o Leon Souza (assessor nacional da Cáritas Brasileira para a área de atuação de infância, adolescência e juventudes e membro do Fórum de Jovens da Cáritas Internationalis). (Confira: https://youtu.be/5WuKmI51gYs)



Acesse o site e siga os perfil nas redes sociais:

Leia mais notícias em...

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL