SOLIDARIEDADE A FREI RODRIGO P√ČRET, PRESO EM ZIMBABWE POR DEFENDER NOSSA CASA COMUM

A Fam√≠lia Franciscana do Brasil manifesta solidariedade a Frei Rodrigo P√©ret e aos irm√£os e irm√£s ativistas socioambientais, defensores da nossa casa comum, presos hoje em Zimbabwe, na √Āfrica. Os irm√£os/as realizavam visitas √†s comunidades afetadas pela minera√ß√£o na cidade de Mutare, quando foram presos por estarem do lado dos mais pobres e oprimidos. Apelamos pela colabora√ß√£o das entidades e governos respons√°veis, tanto do Brasil como do Zimbabwe, para que a situa√ß√£o seja resolvida o mais r√°pido poss√≠vel.



Por BBC Brasil:
Frei e ativistas brasileiros são presos em zona de mineração de diamantes no Zimbábue
Um grupo de brasileiros, incluindo um frei católico, foi preso nesta sexta-feira durante uma visita a uma região de mineração de diamantes em Mutare, no Zimbábue.

Pelo menos tr√™s brasileiros e outras 19 pessoas de pa√≠ses como √Āfrica do Sul, Z√Ęmbia, Qu√™nia e Uganda foram levados por um √īnibus da pol√≠cia local a uma pris√£o da cidade, a 270 quil√īmetros da capital, Harare, na fronteira com Mo√ßambique.

O Itamaraty j√° foi informado sobre as pris√Ķes e ainda n√£o divulgou informa√ß√Ķes sobre a situa√ß√£o dos brasileiros.

Entre os brasileiros presos est√£o o Frei Rodrigo Peret, da Comiss√£o Pastoral da Terra de Uberl√Ęndia (MG), Maria Julia Gomes Andrade e Jarbas Vieira, do Movimento de Atingidos pela Minera√ß√£o.

A BBC Brasil conversou com a sul-africana Mercia Andrews, do movimento internacional de direitos humanos People's Dialogue (Di√°logo dos Povos), que estava no local das pris√Ķes.

Ela acompanhava a missão de ativistas da região de Marange, conhecida como uma das principais reservas de diamantes do planeta, cujas licenças de exploração foram ampliadas recentemente pelo governo do Zimbábue.

"Est√°vamos conversando com os moradores da √°rea, que est√£o sendo removidos de suas casas e relatavam abusos e limita√ß√Ķes em seu direito de ir e vir", diz Andrews.

Policiais teriam chegado ao local e levado os presentes em um √īnibus para a pris√£o.

Reportagem completa: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41950575

Coment√°rios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL