6ª REUNIÃO DO TRIÊNIO E COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DE PAULO MACHADO REÚNEM O CONSELHO NACIONAL DA OFS NO RIO DE JANEIRO

Conselho Nacional Reunido na 6ª reunião do triênio e comemorações dos 100 anos de Paulo Machado


Os representantes do Conselho Nacional da OFS do Brasil, reunidos no Rio de Janeiro, de  19 a 21 de maio, no Centro de Espiritualidade das Irmãs Cabrini, prestaram uma homenagem ao primeiro Ministro Nacional da OFS do Brasil após sua unificação, Paulo Machado, durante a celebração dos seus 100 anos de vida, na cidade de Petrópolis - RJ. A reunião se realizou em duas etapas: a primeira voltada às atividades corriqueiras do Conselho, que discutiu as suas ações e a agenda de Visitas aos Regionais, e a segunda parte, dedicada às comemorações.

Entre os pontos discutidos, na reunião ordinária do Conselho, destacou-se a avaliação do último Capítulo Nacional, quando todos mencionaram que este foi bastante positivo do ponto de vista da participação e da leveza, da forma como foi conduzido de um modo geral, com destaque para a irmã Zezé, de Sergipe, que de forma dinâmica muito bem ministrou o tema geral do Capítulo.
Outro ponto de muita relevância foi sobre o sistema da cadastro informatizado da OFS, visto que houve alguns esclarecimentos sobre as mudanças, como também foram feitas algumas  determinações sobre o uso do sistema. Em virtude da mudança no formato do sistema e por pedidos de vários Ministros Regionais o Ministro Nacional propôs a prorrogação do prazo para conclusão do cadastro, ficando assim ficou definida a data-limite de até 31 de julho deste ano, conforme resolução do último Capítulo Nacional. 
O valor da Carteira de Identidade do Franciscano Secular, que será confeccionada a partir do cadastro, foi estipulado em R$ 25,00, o pagamento será até a data do término do prazo do cadastro e será efetuado por fraternidade. Todos os professos deverão receber sua carteira. Quanto aos irmãos e irmãs que estão no SEI, se não estiverem ativos na vida da fraternidade não são obrigados a ter a carteira, mas se forem ativos devem contribuir para a confecção. A data de validade para a primeira carteirinha fica estabelecida até 2021. 
Na reunião também ficou definido o tema do 4º Encontro Nacional de Formação, Comunicação e Animação Fraterna, que será de 03 a 05 de novembro, em Brasília - DF: "Uma formação integral que motive e reacenda a chama."
A reunião foi encerrada no sábado, para que no dia seguinte os Conselheiros pudessem participar das comemorações dos 100 anos do primeiro Ministro da unificação da OFS do Brasil, Paulo Machado da Costa e Silva, ocorrida em Petrópolis, RJ, onde ele reside.
Foi um momento emocionante em que o Conselho Nacional, membros da Fraternidade de Petrópolis e do Conselho Regional do Rio puderam participar da missa Presidida por Frei Almir Guimarães, seguida de um almoço.
Por conta das comemorações de Paulo Machado, as Relíquias e a Imagem de São Francisco, que estão peregrinando  pelo Brasil, foram conduzidas pelo Ministro do Regional NE B2, Pernambuco e Alagoas, para o Rio de Janeiro e ficaram durante toda reunião do Conselho e nas celebrações do nosso irmão centenário. 
Paulo Machado, emocionado, falou da sua alegria de ver a família franciscana reunida, partilhando com ele desse momento. Pois, além dos frades, estavam presente uma irmã das Clarissas e uma religiosa franciscana, Irmã Patrícia, do Instituto das Irmãs Franciscana da Divina Misericórdia, GO, que também passa a integrar a Conferência dos Assistentes da OFS.   
Os ministros nacionais que sucederam Paulo Machado também estavam presentes: Rosalvo Mota, SP; Aparecida Crepaldi, SP; José Carlos, MG, Antônio Benedito, PA e o atual, Vanderlei Suélio.


Texto e fotos: Edmilson Brito
Fonte: http://www.ofs.org.br

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL