MENSAGEM DA JUFRA DO BRASIL PARA O DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

Nós, do Secretariado Fraterno Nacional, convidamos todas/os a refletirmos juntos e em fraternidade a presença e a voz das nossas irmãs. Se estamos sendo acolhedores ou se trazemos em si gestos, escolhas e atitudes machistas que diminuem e reduzem o protagonismo das nossas irmãs. Se por escolha estamos desvalorizando o gênero. Se, fraternalmente, não vivemos a busca pelo equilíbrio social de direitos e deveres de todas as mulheres.

           
Numa realidade em que a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil.

A cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil.

Uma mulher é morta a cada 2 horas no Brasil.

O Homicídio de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.

89% das vítimas de estupro no Brasil são do sexo feminino. Do total, 70% são crianças e adolescentes. Em metade das ocorrências envolvendo crianças, há um histórico de estupros anteriores. 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima. 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos*.

Nós, jufristas de todo o Brasil, temos que estar atentas/os para nossa atuação na sociedade e sermos, verdadeiramente, propagadores/as da Paz, da Justiça e do Bem! A construção do Reino perpassa pela igualdade de gênero e abolição de qualquer tipo de opressão. Acreditamos no Cristo Libertador, que veio para mulheres e homens a fim de nos oferecer vida plena e abundante. Que possamos estar unidos/as no combate ao machismo, dentro e fora das nossas fraternidades.

Lutamos por um presente e futuro diferentes, onde cada mulher seja sujeito de sua própria história e provoque grandes transformações na estrutura da sociedade que de forma maçante ainda apresenta raízes fincadas no machismo tornando a nossa luta dura e lenta.
Mas, é dia da mulher! E, assim como em todos os outros 364 dias do ano, façamos nossa voz ser ouvida, nossa força reconhecida e nossos direitos garantidos.

Nota do Secretariado Fraterno Nacional da Jufra do Brasil

Colaboração:

Hannah Jook Otaviano
Secretária Regional de Formação NEA2 CE/PI

Maísa Joventino dos Santos
Assessora para IMMF NEB1

Adriana Oliveira Xavier
Secretária Regional de DHJUPIC NEB4




*Fontes (Secretaria de Políticas para as Mulheres e Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher -Data Senado, 2015).

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL