JUFRA DO BRASIL LANÇA XIV EDIÇÃO DO CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO

Caríssimas irmãs e caríssimos irmãos,
Que a Paz e o Bem estejam em vossos corações!


“Todas as coisas pequeninas da vida, quando postas em prática, concretizam o Minorismo. Mas também fazer o gesto que outra pessoa precisa e que ninguém se lembra de fazer. Fazê-lo com delicadeza, de tal forma que a gente se complete com o outro, para que ele também se sinta bem de Deus” 
(Dom Paulo Evaristo Arns)

                                                         

            Neste dia tão especial,  dedicado a Santa Rosa de Viterbo e Dia do Jufrista, publicamos mais um  Caderno Nacional de Formação. Esse material chega a sua XIV edição repleto de informação, formações, tanta coisa boa para partilharmos e espalharmos em nossas fraternidades, em nossas vidas!  Que hoje possamos refletir sobre a nossa caminhada, sobre o nosso ponto de partida. Quantos desafios encarados até então e quanto crescimento ao longo da caminhada. Recordo aqui uma frase que aprendi na minha fraternidade: Ser jufrista é fácil. O difícil é ser menor. Ela define muito sobre nossos passos nesse luminoso Ideal de Vida!  Ser Jufrista é muito fácil! Ser menor, eis o desafio do nosso dia a dia! A palavra minorismo vem do latim “minor”, que significa: pequeno, despojamento, simplicidade, humildade, serviço; palavras e ações que fazem parte do ideal que buscamos seguir e viver.  É preciso ser menor, ser pequeno para entender a grandeza do outro. Para Francisco de Assis, o humano vale somente aquilo que é diante de Deus e mais nada! Para ele a minoridade era a maior importância dentro da fraternidade, seus irmãos sempre eram chamados de menores, pois buscavam sempre  vivenciar a mensagem do Evangelho. 
             Estamos  no tempo quaresmal e somos convidados a vivenciar mais uma vez a Campanha da Fraternidade, o tema proposto deste ano é “ Fraternidade: Biomas Brasileiros e a defesa da vida” e  o lema: “Cultivar e guardar a criação”. Assim somos convocados a cuidar da criação seguindo mais um pedido do Francisco de Roma, que na  Laudato Si' pede-nos uma “Conversão ecológica” e uma “Espiritualidade Integral”. Para iluminar nossa reflexão, a entrevista desse caderno é com Roberto  Malvezzi (Gogó) falando-nos um pouco sobre a proposta da CF.  A  Ação Evangelizadora irá situar o lema em seu contexto original e seguimos com a Comunicação que nos chama para ouvir a voz e os ecos da criação. Na Formação Franciscana iremos refletir um pouco mais sobre  a beleza   e a  poesia  do Cântico das Criaturas,  fruto privilegiado de um poeta apaixonado,  transbordante de sabedoria de vida. E o encarte abordará também a Campanha da Fraternidade, a secretaria de IMMF preparou um material lindíssimo com uma proposta de encontro para que  nossos pequenos franciscanos também entrem nesta roda para cultivar e guardar a criação!
                E se quiser adicionar mais conhecimento, não deixe de ler o espaço da formação humana, que nessa edição apresenta um tema pouco conhecido e muito importante: racismo ambiental.  A formação cristã chega até nós com um questionamento: Qual o legado do Jubileu da Misericórdia para a Juventude Franciscana do Brasil? Quais compromissos assumidos a partir dele?
                E como continuidade do último caderno, a secretaria de finanças traz o tema gestão financeira, porém, nesta edição, partilharemos alguns exemplos de ações dos nossos Regionais, ideias que deram certo  e que você poderá levar para sua fraternidade local/regional. A  Animação Fraterna irá refletir sobre o cultivar o espírito fraterno dentro das nossas fraternidades.
                Na alegria  do dia que celebramos, rendo louvores  ao nosso Deus  por cada irmã e por cada irmão que a vida em fraternidade presenteou. “Foi na Jufra que eu encontrei e em São Francisco, meu verdadeiro Ideal”. Agradeço a cada um dos envolvidos na construção de mais um caderno, fruto de uma equipe abençoada! Que Santa Rosa de Viterbo continue sendo espelho para nós jufristas que buscamos seguir o Cristo nos passos de Francisco!
Um lindo dia para todos nós! Celebrem com muita alegria em suas fraternidades!

Grande abraço e um cheiro para cada um de vocês!

Juliana Caroline Gonçalves Almeida

Secretária Nacional de Formação (2016-2019)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL