RIO GRANDE DO SUL SEDIA ENCONTRO SOBRE JUVENTUDE, DIREITOS E FÉ NO DIA 11 DE MARÇO

Camila Pires
Atividade, que está com inscrições abertas, ocorre na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef), em Porto Alegre. 
Estão abertas as inscrições para o Encontro Juventude, Direitos e Fé, que ocorre em 11 de março, em Porto Alegre. O cadastro deve ser feito no site www.mobilizacaors.org, no link Inscrições, ao custo de R$ 10, que deve ser pago no dia do evento. A atividade é aberta ao público em geral e convida os jovens, em especial, para participarem das discussões que ocorrerão na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef). A iniciativa é uma mobilização inter-religiosa liderada por movimentos e instituições de todo o Estado.  
O painel principal do encontro tratará sobre os desafios da mobilização inter-religiosa no Rio Grande do Sul, com a abordagem de diversos temas, como diálogo inter-religioso e ecumênico; questões de gênero e das religiões; empoderamento negro; e alternativas para o saneamento básico nos espaços urbano e rural. Na parte da tarde, haverá oficinas, nas quais será aprofundado o debate da manhã, em eixos específicos, e elaborada uma agenda comum que será executada ao longo do ano. 
Conforme um dos organizadores da atividade, frei Rômulo Pereira, entre os objetivos do encontro, realizado pela primeira vez no Estado, estão capacitar e articular jovens da Região Sul para a promoção da cultura de paz e do diálogo ecumênico inter-religioso e intercultural. “Visto como o Estado mais secularizado do país, e rico em diversidades, a ação permite a expressão do amor, cada um com sua crença, escuta, pensamentos e mãos para formar diálogo, aproximação e luta”, destaca.  
A ideia de realizar o Encontro Juventude, Direitos e Fé em Porto Alegre surgiu a partir do Encontro da Juventude e Espiritualidade Libertadora da Região Sudeste, realizado em 2016, em Belo Horizonte, MG. Na ocasião, foi debatido sobre como a conjuntura brasileira é repleta de desafios, desigualdades e intolerâncias, dificultando a construção de uma cultura de paz. A partir disso, iniciou-se a mobilização local para realização do encontro em março deste ano.  
Saiba mais 
O Encontro Juventude, Direitos e Fé é uma realização da Mobilização RS. Trata-se de um movimento liderado pela Gurizada Franciscana, Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), segmentos da juventude ecumênica dos anglicanos, candomblecistas, luteranos e também a juventude surda e entidades como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio Grande do Sul (Conic RS), Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter.  
Fonte: http://mobilizacaors.org/blog/rio-grande-do-sul-sedia-encontro-sobre-juventude-d/

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL