XVII CORJUFRA REGIONAL NE A2 CE/PI ACONTECE EM FORTALEZA!

VAMOS COMEÇAR ESSA MATÉRIA DE UMA FORMA DIFERENTE
Nada de terceira pessoa. Essa matéria vai ser na primeira pessoa. Vamos ignorar um pouco as regras do jornalismo. Porque a emoção de vivenciar um fim de semana como irmãos transborda do nosso coração de forma que queremos destacar de forma pessoal pra você que está lendo, o que o foi o último CONGRESSO REGIONAL DA JUFRA CEARÁ E PIAUÍ.

   O CONGRESSO   

Carisma é um dom pessoal dado por Deus para ser utilizado em prol do outro. E esse carisma Franciscano é vivenciado em coletividade, com intuito de levar o evangelho de Deus da melhor forma aos irmãos. 



E foi nessa irmandade e em perfeita alegria que vivenciamos, entre os dias 09 a 12 de dezembro, na cidade de Fortaleza, Ceará, o XVII CORJUFRA Avaliativo/Celebrativo do Regional NE A2 CE/PI, momento em que servimos a Deus com alegria e vivemos nosso ideal de vida cristã.
Com o tema: JUFRA, eis tua missão: alegria, serviço, compromisso e fraternidade, o congresso mostrou que a alegria que emana dos corações dessa Juventude Franciscana é a luz que irá clarear as trevas do mundo. É com esse espírito jovem e cheio de amor que iremos pregar, aconselhar e transmitir a presença de Cristo em nosso meio. 




O XVII CORJUFRA iniciou na sexta-feira dia 09/12 e foi devidamente aberto pela fala da nossa secretária fraterna regional, Jéssica Lima. Os irmãos que estavam lá presentes poderam conhecer pessoalmente (alguns pela primeira vez) os irmãos que formam o secretariado fraterno regional e ver que ao longo desses um ano e meio de serviço, alguns rostos mudaram. 






Destacamos uma alegria imensa nesse congresso, que foi poder contar com a presença de duas irmãs de outros regionais: Syndy Maruthe da JUFRA de Tumtum/MA e a irmã Bárbara Rebecca que atualmente é da JUFRA da Bolívia! 





   POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO ;)

Vocês viram que o nosso tema é bem categórico e forte né?! E cada uma daquelas palavras foram tiradas de um documento importantíssimo que é a Carta de Guaratinguetá: A JUFRA QUE QUEREMOS SER! O nosso lema também faz referencia à aquilo que queremos ser! "Jovens, sejam firmes e corajosos"! E a manhã do sábado foi marcada pelo aprofundamento tanto do tema como do lema feito pelos nossos queridos assistentes espirituais, Frei Wellington Buarque OFM e Frei André Pereira OFMCapFrei Alleanderson Brito OFM, também nosso assistente,estava lá mediando todo o momento da manhã. 



Frei Wellington Buarque refletindo o tema: 
JUFRA, eis tua missão: alegria, serviço, compromisso e fraternidade 
--> 
Frei André refletindo o lema!   ^



E olhem: que show que eles deram! Foi uma riqueza de informação que eles passaram a cada um dos que estavam presentes, provocando os jufristas a refletirem sobre o tema e lema lá em sua realidade, na sua fraternidade local. Após a reflexão foi realizado um momento de partilha de grupos em que eles elaboraram tópicos ou perguntas a respeito do que foi passado! 














A tarde do sábado foi seguida das oficinas dos serviços como forma de preparação dos jufristas para as escolas de formação nos distritos, projeto da jufra regional que visa a formação de lideranças e aprofundamentos dos serviços na base. 




Logo após, o momento avaliativo marcado pela apresentação do relatório detalhado do regional NE A2. 

Destaque para as místicas realizadas pelos distritos antes de cada momento. Cada uma mais linda que a outra, refletindo cada uma, uma vertente do tema. Distrito Vale do Acaraú ficou com a vertente da fraternidade por exemplo. 

Oração da Manhã - Mística do Distrito Serra


Cleana Mota - Secretária Regional para o Distrito Vale do Acaraú na Mística Vespertina


Durante a noite aconteceu o Lucernário e logo após uma noite cultural que segundo os jufristas, entrou pra história de tão boa!  


Domingo, último (infelizmente) dia de CORJUFRA iniciou com a celebração eucarística! E ainda foi mais alegre pois era aniversário do nosso maninho Thiago Oliveira, Secretário do Distrito Piauí Norte! 



Entre avaliações e compromissos marcados, vivenciamos por fim um momento de transbordante alegria. A irmã Simone Maria é a primeira irmã a integrar o colegiado da JUFRA CE PI e esteve lá tendo um dedo de prosa e deixando todos encantados com sua vitalidade! Sim, ela é uma linda franciscana piauiense que mora no Ceará! <3 nbsp="" span="">



Após avaliação, moções, recomendações, leitura de ata, reunião do SFR e foto oficial o XVII CORJUFRA foi encerrado ao meio dia do dia 11 de dezembro de 2016. 

                        RECORDAÇÕES                     


Permaneçamos nessa alegria, façamos o que nos manda nosso Senhor no íntimo dos nossos corações, para que possamos ter a chama da sua presença sempre viva em nós. 


No hoje agregamos mais uma vivência entre família, em irmandade. Somos franciscanos eleitos e temos uma missão enquanto vivermos, entregar o nosso nada e reconstruir a nossa Igreja, para que assim possa refletir, na Igreja do mundo, um olhar fraterno, pois o mundo precisa de jovens sem medo de servir, fiéis a sua missão e que tenham consciência da vocação que escolheram. 

                                           
QUE EM CADA SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO DE CADA IRMÃO INFLAME A CHAMA DA PERFEITA ALEGRIA. DEVEMOS ASSIM, COMO FRANCISCO, CAMINHAR OS MESMOS PASSOS DE CRISTO, SENDO SEUS PÉS E SENDO SEUS BRAÇOS, SEM ESQUECER A NOSSA PEQUENEZ NESSA LONGA JORNADA MISSIONÁRIA. 
                                           

No fim de mais um CORJUFRA, o que fica guardado em nós é a seguinte mensagem,que Deus sempre estará torcendo por nós, guiando nossas escolhas e protegendo cada um dos nossos passos, por isso, como diz o lema do nosso congresso: 

Jovens, sejam firmes e corajosos!




#CorjufraEmFortaleza
#CorjufraCePI2016
#CorjufraNeA2 
<3 b="" nbsp="">

Um beijo enorme! 
Secretaria Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo! 


Fonte: http://www.jufraregionalcepi.com.br/2016/12/xvii-corjufra-regional-ne-a2-cepi.html

Comentários

Unknown disse…
O que tenho a dizer sobre o CORJUFRA?
Foi maravilhoso para mim que sou iniciante, pude ver a magnitude da JUFRA e o quão maravilhoso é fazer parte de uma coisa linda destas! Quero agradecer imensamente a Mana Jess,Jussara Santiago e Alan Lira, estes que estão sendo os meus pais na JUFRA Morada Nova.

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL