JUFRA SÃO DAMIÃO REALIZA ENCONTRO DE VIDA EM FRATERNIDADE

A Espiritualidade Franciscana está encarnada no ideal de vida das jovens e dos jovens que formam a Fraternidade São Damião, na Paróquia Rede de Comunidades Santa Clara, em Porto Alegre – RS. Dentro dessa realidade, a Secretaria Fraterna, Franciele Menger, a Animadora Fraterna Local e Regional, Bruna Lopes - OFS, o Assistente Espiritual Local, frei Guilherme Ximenes – OFM, e frei Rômulo Ferreira - OFM, Assistente Espiritual Regional, elaboraram o Encontro de Vida em Fraternidade, e se fizeram missionárias e missionários da Juventude Franciscana: Um Ideal de Vida, na casa dos jovens que integram e que já integraram a Fraternidade.
“Me sinto realizado por estar além da Fraternidade São Damião. A ideia do encontro surgiu em dezembro do ano passado, mas devido a quantidade de atividades e o período das férias, acabamos não planejando. Mas a ideia continuou viva e perseverou em nossas mentes até que finalmente, conseguimos elaborar o Encontro de Vida em Fraternidade, destacando conteúdos, partilhas e a convivência dentro da espiritualidade franciscana para contemplarmos a JUFRA: Um Ideal de Vida”, relata frei Rômulo Ferreira.

As jufristas e os jufristas da Fraternidade São Damião receberam em maio, na confraternização dos 3 anos da JUFRA, um convite com uma proposta de data e horário para a realização do encontro, considerando as atividades da família e dos idealizadores do encontro.

De maio a setembro foram realizados 11 encontros, onde além de partilharmos um pouco sobre os símbolos da fraternidade, elevamos graças a Deus pela saúde, alegrias, realizações e pedidos de oração pessoal, familiar, de nosso bairro Lomba do Pinheiro, de nosso Estado, País e dos acontecimentos no mundo.
O encontro tinha como ponto de partida a leitura da Legenda dos Três Companheiros (13, 6 – 10), passagem que deu origem ao nome da Fraternidade, no qual Francisco após entrar na igreja de São Damião, e após rezar fervorosamente, foi lhe dito “Francisco, não vês que minha casa está destruída? Vai, portanto, e restaura-a para mim” e Francisco confirma o pedido “Fá-lo-ei de boa vontade, Senhor”.
 Chegando ao fim do encontro, cada família como lembrança, recebia uma vela, a oração vocacional franciscana, um folder da OFS, e a indicação de um filme de São Francisco e Santa Clara, contribuindo para o momento de oração, encontro e conversa familiar.
Para o encontro final, planejamos que todas as famílias, junto com a Fraternidade pudessem confraternizar, recordando alguns momentos do encontro e vivendo em fraternidade a mística franciscana. E como lembrança final, cada família recebeu um crucifixo de São Damião, perseverando no Cristo pobre, humilde e crucificado, porém de olhos abertos e ressuscitado que vive entre nós!

“Partilho, com imensa alegria, após ter vivenciado os encontros realizados junto aos jufristas e sua família, o quão importante e gratificante foram esses momentos. Estar em família, é sempre, muito especial. Mas, mais especial ainda, é poder, através do Carisma Franciscano e do Ideal de Vida da Juventude Franciscana, estarmos reunidos e dispostos a dialogar. Destaco também, a importância do estreitamento de laços que foram sendo construídos ao longo dessa caminhada. Que possamos, a partir dessa experiência, continuarmos perseverantes no caminho e exemplos de São Francisco e Santa Clara de Assis. Gratidão, ao reconhecimento e acolhida das irmãs e dos irmãos Jufristas e suas famílias, que possamos seguir juntos” relata Franciele Menger.
A proposta agora é lançar o formato do Encontro de Vida em Fraternidade para as demais fraternidades do Rio Grande do Sul, tendo em vista que além de permitir esse convívio e unidade, a família possui relação com os jufristas e a OFS.
Com isso, o carisma franciscano presente na JUFRA, OFS e OFM, cresce e se torna firme diante do cultivo deste ideal, adentrando os lares e as relações familiares. Para 2017, a proposta é de continuarmos cultivando essa relação, realizando mais uma edição do Encontro de Vida em Fraternidade adentrando o clima familiar de partilha, encontro e oração.

Veja o vídeo do Encontro de Vida em Fraternidade – Retrospectiva, no Facebook da Fraternidade.

Frei Rômulo Ferreira Pereira, OFM
Assistente Espiritual do Regional Sul III






Comentários

RF disse…
dos sonhos :)

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL