JUVENTUDE FRANCISCANA DE MINAS GERAIS REALIZA ENCONTRO REGIONAL


Nos dias 15, 16 e 17 de Julho, realizou-se na cidade de Patos de Minas encontro Regional da Juventude Franciscana, com a presença de 100 Jovens Franciscanos. Assim no espírito de missão e serviço as fraternidades presentes e que compõe o Regional Sudeste I(MG) da JUFRA, viverão momentos marcantes, através da convivência fraterna que foi proporcionada a cada jovem durante esses dias de alegria e reflexão.

Sobre o nosso papel de jovem franciscano nos compartilhamos que sempre devemos estar dispostos a servir aos irmãos, e não ser servidos, como nos dizia Francisco de Assis, ser resistentes na luta por libertação de um mundo dos pobres e para os pobres, opção total pelos pobres e aliança com as causas populares.

Neste Encontro Regional, tivemos como base, o tema “Dai-lhes vos mesmo de comer” Mc 6,37, e reflexão “Juventudes, dai-lhes vos mesmo de comer” conduzida por Frei Warley OFM.cap.

Durante esses dias de encontros tivemos vários momentos que nos fizeram repensar a nossa atitude como cristão, um dos momentos que sem dúvida nos chamou à atenção foi à missão realizada na casa de famílias assistidas pela Pastoral da Solidariedade, famílias de “classe média” e entidades filantrópicas da cidade, que nos fez refletir sobre como enxergamos a nossa qualidade de vida, através da grande diferença que há entre as classes sociais e as mazelas enfrentadas pela população, podendo assim, cada fraternidade em sua realidade local, poder desenvolver métodos de trabalho para poder amenizar e quem sabe solucionar parte destes problemas.

Pois bem, sabemos que buscando, nem todas as pessoas têm as oportunidades necessárias de viver em uma sociedade tão capitalista.

O encontro foi Encerrado com a Celebração Eucarística presidida por D. Frei Cláudio OFM.cap, bispo diocesano de Patos de Minas e concelebrada por Frei Francisco OFM, assistente Regional da Ordem Franciscana Secular.

Inspirados pelo o que vimos e sentimos durante o Encontro queremos repassar aos irmãos da JUFRA do Brasil, a mensagem qual Francisco de Assis nos fala: “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro, e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”.

Paz e Bem!


Por: Fraternidade Alverne - Patos de Minas/MG.



Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL