JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL REALIZA XVI CONGRESSO NACIONAL ORDINÁRIO E ELEGE NOVO SECRETARIADO



Foto Oficial
Durante os dias 5 a 9 de fevereiro, em Campo Grande/MS, na Casa de Formação São Vicente de Palotti, jufristas do norte ao sul do Brasil se encontraram para realizar o XVI CONJUFRA (Congresso Nacional Ordinário) da JUFRA do Brasil, o momento mais esperado e que só acontece a cada três anos. Toda essa alegria e esforço para participar desse encontro vem recheado pelo sabor especial de viver nele a Celebração pelos 45 anos de JUFRA do Brasil.

Placa 45 anos de Jufra do Brasil
Após a vivencia de um triênio intenso, audacioso e em constante vigilância ao serviço, com o Tema “Jovens líderes a serviço do Evangelho” e Lema “Sou muito jovem, não sei falar. Não tenhas medo, vou te guiar!” (Jr 1,7-8), o Congresso vem abraçar o momento que a JUFRA vive a nível nacional, a partir de perspectivas reais nas fraternidades locais.

Após alargarmos a expressão dos eixos dos serviços da Jufra do Brasil e estreitarmos os laços entre as fraternidades de todo Brasil, é chegado o momento de renovar nossas lideranças e fincar tantas outras que anseiam por uma juventude viva e protagonista de um ideal que se faz presente e alegre na sociedade, na Igreja, nas Juventudes e na Família Franciscana do Brasil, em todos os lugares e por todos os meios. E é nessa compreensão de sermos multiplicadores que vivemos um intenso processo eletivo no qual escolhemos os passos da Jufra do Brasil pelos próximos três anos, com a escolha do Secretário (Presidente) Fraterno Nacional, Secretários/as (Vice-Presidentes) para as Áreas, Secretária Nacional de Formação e Conselho Fiscal, bem como as prioridades, resoluções e recomendações.

Secretariado Nacional (triênio 2016-2019)
Washington Lima, Penedo/AL – Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
Adrielly Alves, Santarém/PA - Secretária Nacional (Vice-Presidente) para Área Norte
Jéssica Lima, Teresina/PI – Secretária Nacional (Vice-Presidente) para Área Nordeste A
Douglas Soares, Bom Conselho/PE -  Secretário Nacional (Vice-Presidente) para Área Nordeste B
Márcio Bernardo, Nilópolis/RJ - Secretário Nacional (Vice-Presidente) para Área Sudeste
Maricélia Ribeiro, Campo Grande/MS - Secretária Nacional (Vice-Presidente) p/ Área Centro Oeste
Bruno Oliveira, Curitiba/PR – Secretário Nacional (Vice-Presidente) para Área Sul
Juliana Caroline, Triunfo/PE – Secretária Nacional de Formação

Secretariado Atual
Foram aprovadas as seguintes PRIORIDADES para o triênio: Manter o serviço de IMMF; Formação para gestão econômica das fraternidades; assumir as prioridades aprovadas no Seminário Nacional de AE e DHJUPIC. RECOMENDAÇÕES: Proporcionar experiências missionárias; Trabalhos de conscientização para que os materiais disponibilizados nos sites da Jufra do Brasil sejam melhor aproveitados pelas fraternidades locais; Elaborar um manual com orientações acerca das atribuições, direitos e deveres, tanto do SFN, quanto do regional que sediará o CONJUFRA; Elaborar um manual com orientações práticas do processo eletivo em congressos e assembleia local; Fomentar a divulgação e o estudo da Cartilha de Animação Fraterna; Criação de uma assessoria jurídica e contábil, se possível, em parceria com a OFS; Formação de uma equipe de elaboração e acompanhamento de projetos; Criação de uma rede de benfeitores para a Jufra; Publicação de um livro com os documentos oficiais da Jufra do Brasil; Reformulação do livro de EFF. Foram aprovadas as seguintes RESOLUÇÕES: Reformulação do livro da FBJ; Realização de um encontro nacional para o serviço de IMMF; reformulação das diretrizes de formação da IMMF; Que os Regionais tenham um prazo de 1 ano e meio para o repasse das novas diretrizes de formação, das escolas de formação e Seminário Nacional de AE e DHJUPIC; Criação de uma Comissão em preparação aos 50 anos da JUFRA do Brasil.

Após esse momento, nos dirigimos a capela para Celebração de Posse do secretariado eleito, celebrada pelo Frei Éderson Queiroz OFMCap, Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB. Na ocasião o Ministro Nacional da OFS, irmão Vanderlei Suélio, deu posse a todos os eleitos firmando o rito. A sede do próximo CONJUFRA será Anápolis-GO, Regional Centro, área Centro Oeste.

Para Assistência Espiritual foram indicados os nomes de: Frei Alexandre Veloso OFM cap., Frei Rogério Lopes Silva OFM, Frei Carlos Pestana OFM Cap., Frei Jose Carlos, TOR., Frei Welington Buarque OFM., Frei Alexandre Veloso OFM., Frei Jackson dos Santos Barbosa OFM cap., Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira OFM.  Para Animação Fraterna foram indicados os seguintes nomes: Maria Aparecida Brito (SP), Lindalva de Fátima Martins (MS), Hélio Gouvea (RJ), Aldo Luciano Correa de Lima (PA), Admara Titonelli Ferreira Gouvea (RJ) e Helmir José (PE).

Nesses dias de servidão, encontro e decisões, desejamos alcançar a mesma coragem de Francisco de Assis ao Construir o Reino do Senhor em seu coração e despojar-se de tudo que lhe prendia, almejando apenas viver entre irmãos e seguir o Santo Evangelho. De forma fraterna, a JUFRA do Brasil entende que suas Fraternidades devem ser cada vez mais franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação e, por isso, quer viver o Evangelho a partir de atitudes corajosas que promovam a Paz e o Bem.
 
O evento possuiu programação especial pelos 45 anos de Jufra do Brasil, além da reunião de jovens franciscanos de todo o Brasil. Confira a agenda (AQUI) e dê uma olhada nas fotos do evento (Fanpage Oficial da Jufra do Brasil AQUI).

Na ocasião, o Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil lançou a publicação do livro de Formação para Iniciantes (BAIXE AQUI) e o livro de Mini Franciscanos (BAIXE AQUI), através das Secretarias Nacionais de Formação e Infância, Micro e Mini Franciscanos .

Contamos com as orações de todos para que Jesus Cristo alcance os corações de todos os jovens eleitos, sendo o Senhor Deus Libertador e Fiel. E sob a poderosa intercessão de Santa Rosa de Viterbo, Padroeira da Juventude Católica e da JUFRA, sejam todos verdadeiros servos do Senhor!!!!

Por Jéssica Lima
ex Comunicadora Nacional da Jufra do Brasil (triênio 2013-2016)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL