10 DE DEZEMBRO: DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

O dia 10 de Dezembro foi estabelecido pela Organização das NaçÔes Unidas (ONU) como Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que foi aprovada, em 1948, pela Assembleia Geral das NaçÔes Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

”Nas condiçÔes atuais da sociedade mun­dial, onde hĂĄ tantas desigualdades e sĂŁo cada vez mais numerosas as pessoas descartadas, privadas dos direitos humanos fundamentais, o princĂ­pio do bem comum torna-se imediatamente, como consequĂȘncia lĂłgica e inevitĂĄvel, um apelo Ă  so­lidariedade e uma opção preferencial pelos mais pobres.

Esta opção implica tirar as consequĂȘn­cias do destino comum dos bens da terra, mas exige acima de tudo con­templar a imensa dignidade do pobre Ă  luz das mais profundas convicçÔes de fĂ©. Basta obser­var a realidade para compreender que, hoje, esta opção Ă© uma exigĂȘncia Ă©tica fundamental para a efetiva realização do bem comum.” #LS 158

Segundo Papa Francisco, devemos reconhecer que hå um elo invisível que une cada uma das exclusÔes e injustiças presentes em todo o mundo. Devemos reconhecer que estas realidades destrutivas correspondem a um sistema que se tornou global e impÔe a lógica do lucro a todo o custo, sem pensar na exclusão social nem na destruição da natureza.


Que neste dia reafirmemos a importùncia de sermos promotoras e promotores do carisma franciscano, sendo presença ativa na sociedade, nos unindo a toda fraternidade universal na defesa dos direitos humanos, da justiça, da paz e integridade da criação.

ComentĂĄrios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL