NOTA DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL - CFFB


“Quando se propõe uma visão da natureza unicamente
como objeto de lucro e interesse,
isso comporta graves consequências
também para a sociedade.”
Papa Francisco , Laudato Si’ (82)


            A Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) se solidariza com as famílias atingidas pela tragédia provocada pela empresa Vale/BHP Billiton (Samarco), com o rompimento de suas barragens Fundão e Santarém.

            Somos uma só família humana, uma fraternidade universal. Oferecemos nossas preces pelos que perderam sua vida, pelos desaparecidos e pelos desabrigados. A fé e a esperança cristã confortem a todos na reconstrução de suas vidas, de seus bens e na luta pela dignidade e direitos.

            Temos acompanhado em várias regiões do Brasil os impactos e violações de direitos humanos, cometidos pelas mineradoras na busca insaciável de lucro. Nossa consciência é de que não estamos diante de um acidente, mas de um crime contra a vida humana e a natureza. Os impactos são imensuráveis, e se estendem por dois estados brasileiros.

            Àqueles que têm a responsabilidade política de governo lembramos, neste momento, as palavras do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’: «a política não deve submeter-se à economia» e esta não deve submeter-se à tecnocracia.

            O Papa Francisco insiste no desenvolvimento de processos de tomada de decisões justas e transparentes, a fim de "discernir" quais políticas e iniciativas de negócios levam "a um desenvolvimento integral real" (185). O Papa afirma ainda que “a previsão do impacto ambiental dos empreendimentos e projetos requer processos políticos transparentes e sujeitos a diálogo, enquanto a corrupção, que esconde o verdadeiro impacto ambiental dum projeto em troca de favores, frequentemente leva a acordos ambíguos que fogem ao dever de informar e a um debate profundo”. (182)

            Solicitamos que o ministério público, o governo e os órgãos competentes sejam ágeis e transparentes na apuração dos fatos e na realização da justiça socioambiental.

Brasília, 11 de novembro de 2015

 Conselho Diretor da CFFB

Comentários

Jamile Rocha da SILVA disse…
Que Deus nos abençoe.Neste dia.QUE sejamos semeadores da paz e do amoR.LEVEMOS A pAZ e QUE CAMINHEMOS DE ACORDO COM O NOSSO CARISMA.sEGUINDO sEMPRE NOSSO IDEAL DE VIDA jESUS cRISTO.nOS PASSOS DE sÃO fRANCISCO DE aSSIS.Abraço Fraterno.PAZ E bem!

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL