ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL REALIZA CAPÍTULO E ELEGE NOVO CONSELHO NACIONAL

foto oficial capitulo OFS
 
Em clima fraterno, de muita oração e reflexão, irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular do Brasil, frades e religiosas estiveram reunidos de 21 a 23 de agosto de 2015 no Cenóbio da Transfiguração em Capanema-Pará para o XXXVI Capítulo Nacional Ordinário e XIII Capítulo Eletivo da OFS. Na ocasião foram eleitos os novos membros do Conselho Nacional da OFS do Brasil. O capítulo foi presidido pela irmã Silvia Diana Conselheira da Presidência do CIOFS para o CONESUL e Frei José Antônio, OFM Assistente Espiritual.

Novo conselho da OFS
Para Ministro Nacional foi eleito Vanderlei Suélio,GO; a Vice-Ministra Maria José, MS; Coordenadora de Formação: Marúcia Conte, PA; Tesoureiro,  Aluísio Victal, SP; Secretária, Mayara Ingrid, MA; Assessor Jurídico: Antônio Benedito, PA; Coordenador da Área Norte, Jucilene Caldas; Coordenador da Área Nordeste A, Paulo Gomes, CE; Coordenador da Área Nordeste B: Ebevaldo Nascimento, PE, Coordenador da Área Centro Oeste, Luiz Mendes, DF; Coordenador da Área Sudeste, Antônio Júlio, SP; Coordenador da Área Sul Delvanir Reis, PR e os conselheiros Fiscais Titulares: Helio Gouvêa, Nivaldo Moreira e  Cláudio Luiz; Suplentes: Cleide Aparecida, Flávio Marins e Maria Isabel Barbosa.

Não podemos deixar de destacar o belo momento de reflexão a cerca do tema do encontro “Nosso ser hoje: mudar segundo o Evangelho para mudar o mundo” e o lema “Do Evangelho a Vida e da Vida ao Evangelho” conduzida pelo Assistente Espiritual Nacional da JUFRA Frei Wellington Buarque, OFM que destacou: “A OFS é formada por leigos e leigas que compreendem, e assim querem atuar, como sujeitos eclesiais que se encontram inseridos nas diversas realidades sociais”.

Lançamento cartilha de animadores capitulo OFS
Na ocasião foi lançada oficialmente pelo Animador Fraterno Nacional, Raphael Taboada a Cartilha para Animadores Fraternos, que foi distribuída a todos os Ministros Regionais presentes como gesto simbólico de entrega e partilha.  A Jufra também se fez presente através da secretária fraterna nacional, Mayara Ingrid que apresentou as atividades da JUFRA no triênio. E também irmãos e irmãs jufristas no Pará estavam compondo a equipe de secretaria e infraestrutura do capítulo.

Equipe de Organização do Capitulo da OFS
Para finalizar o capítulo na noite do sábado, a equipe organizadora do evento,  presenteou os capitulares com comidas regionais: Pato no tucupi, tacacá, maniçoba e caruru. Apresentações culturais deram o tom de animação com apresentação de um grupo da música regional do estilo carimbó. Um grupo de dança folclórica, também da região, que tem na sua composição jufristas e ex-jufristas, que fizeram apresentações com cores e toda uma simbologia da dança indígena paraense.




Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL