LEONARDO BOFF PARTICIPA DO I SEMINÁRIO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL EM AÇÃO EVANGELIZADORA E DHJUPIC


A Juventude Franciscana – JUFRA viveu ontem, na cidade Petrópolis/RJ, o 1º dia do I Seminário Nacional em Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz, Integridade da Criação, com a presença de aproximadamente 80 irmãos, entre eles: jufristas, assistentes espirituais, Religiosos, Religiosas e terceiros franciscanos de todo o Brasil.

Desde o início do ano a Jufra realiza Escolas de Formação com o intuito de preparar irmãos para os Serviços de Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz, Integridade da Criação para uma realidade que foi mapeada através desses encontros, onde se fizeram presentes jufristas representantes de todas as regiões do Brasil.

Iniciamos o dia com uma Celebração de Abertura e logo em seguida tivemos a Reflexão do Tema do Encontro “Juventudes, dai-lhes vós mesmos de comer?” ministrada pelo teólogo Leonardo Boff, um dos escritores e ambientalistas mais renomados no mundo inteiro.

Boff tratou de diversos temas dentro da mística franciscana e ecológica mundial, assuntos de extrema relevância para o cenário político-econômico-social, tais como: desigualdade social, injustiça política, a diferença do olhar teológico x social sobre o pobre, últimas notícias das comunidades científicas mundiais, sua participação na encíclica papal ‘Laudato Si’, o comparativo entre Francisco de Assis x Papa Francisco, Comunidades Eclesiais de Base, e motivações de como ser um franciscano jovem comprometido com o modelo de Igreja de São Francisco.

Em uma de suas falas ele marca: “A pobreza de São Francisco não era simplesmente não ter, era a capacidade de dar, de doar mais e não reter para si”.

Em seguida, partilhamos do almoço fraterno e iniciamos a mística vespertina conduzida pelo budista Miguel. Iniciamos a Roda Viva a partir dos cenários e perspectivas das realidades sociais e eclesiais do Brasil com os/as assessores/as convidados para moderar os seguintes eixos: Justiça e Paz (Frei Volney Berkenbrock, OFM), Integridade da Criação (Moema Miranda), Missão (Terezinha Alves) e Diálogo Inter-religioso (Frei Miguel Evaristo Splenger, OFM).

Na parte da noite, os irmãos do Secretariado Nacional Mayara (Presidente Nacional), Washington (Ação Evangelizadora Nacional) e Igor (DHJUPIC Nacional), apresentaram o resultado do mapeamento das realidades, enviado pelas fraternidades locais de todo o Brasil, tendo sob análise a realidade eclesial e social. Eis, então, que surge uma grande oportunidade de fortalecer nossos laços de união e diversidade, e é necessário nos conhecermos mais, nos encontrarmos mais.
Nesses dias de estudo, servidão e desafios, desejamos alcançar a mesma coragem de Francisco de Assis ao Construir o Reino do Senhor em seu coração e despojar-se de tudo que lhe prendia, almejando apenas viver entre irmãos e seguir a risca o Santo Evangelho. De forma fraterna, conseguimos proporcionar a construção de estratégias de atuação a partir dos desafios da realidade local, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Ação Evangelizadora e dos Direitos Humanos, da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação.

A JUFRA do Brasil entende que suas Fraternidades devem ser cada vez mais franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação e, por isso, quer viver o Evangelho a partir de atitudes corajosas que promovam a Paz e o Bem.
  
Finalizamos o dia com um convívio fraterno e aniversário surpresa. O evento possui programação especial, além da reunião de jovens franciscanos de todo o Brasil. Confira AQUI.

Contamos com as orações de todos para que nesse momento Jesus Cristo alcance os corações d os jovens presentes, sendo o Senhor Deus Libertador e fiel. Teremos por todo o Brasil muito mais que franciscanos, teremos irmãos. Vivenciaremos ainda mais uma fraternidade, presente de Deus, unida na Trindade Santa e inserida numa missão social desafiadora. A barreira geográfica foi quebrada. Estamos juntos. Foi graça do próprio Deus que combate as dificuldades por nós.

As fotos do primeiro dia de Seminário podem ser encontradas no facebook da Jufra do Brasil: www.facebook.com/jufradobrasil. Em breve, os trabalhos produzidos serão disponibilizados no nosso site www.jufrabrasil.org.

São Francisco, rogai por nós!
Por Jéssica Lima
Comunicadora Nacional da Jufra do Brasil


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL