JUFRA DO BRASIL LANÇA CONVOCAÇÃO PARA I SEMINÁRIO NACIONAL EM AÇÃO EVANGELIZADORA E DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO


Iluminação bíblica: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37).

CARTA DE CONVOCAÇÃO
“... prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada em ser o centro, e que acaba presa em um emaranhado de obsessões e procedimentos. (...) Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção,. .. enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mc 6,37)”. (Papa Francisco, In: Evangelii Gaudium, 49).

São Luís, 19 de julho de 2015.

Amados (as) irmãos (ãs),
Paz e bem!

É na alegria e no entusiasmo de realizar um grande sonho que convocamos os (as) jufristas do Brasil para o I SEMINÁRIO NACIONAL DA JUVENTUDE FRANCISCANA em Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação que será realizado nos dias 04 a 07 de setembro de 2015 na cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro, cidade histórica e inspiradora para os/as Franciscanos/as do Brasil. Nesse sentido, não poderíamos estar em ambiente melhor para discutir os principais temas que urgem na nossa Igreja e Sociedade, reforçando nosso compromisso primário de jovens franciscanos (as) na luta por um mundo mais justo e fraterno.

Para compreendermos a importância desse encontro precisamos recordar que a realização do mesmo foi um desejo externado por todos os jufristas presente em nosso último Congresso Nacional Ordinário, celebrado em Santa Maria, RS, em 2013, e reforçado quando este Secretariado Nacional decidiu realizar cinco Escolas de Formação em todo o Brasil, com o objetivo de preparar os jovens para todas as discussões a serem pautadas neste Seminário, onde dentre outros objetivos serão escolhidas linhas de ação para esses serviços (AE e DHJUPIC).

Diante disso, convidamos os Assistentes e Animadores Fraternos regionais e convocamos os Secretários Regionais de Ação Evangelizadora e DHJUPIC (desde que estes tenham participado das Escolas de Formação).

Na impossibilidade de participação dos dois membros convocados, será adotado como critério de substituição que sejam escolhidos um dos outros jovens que participaram das Escolas de Formação. Os critérios de escolha entre os participantes são de autonomia do grupo.

Informamos também que os irmãos que desejam participar do Seminário e não estão entre os convocados, que preencham o cadastro reserva que segue em anexo e enviem para [email protected]. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos regionais, a redistribuição ocorrerá segundo os critérios: 1-Completar o número de vagas do mesmo regional; 2- Completar o número de vagas do mesmo serviço; 3- Completar o número de vagas da mesma área.

Os convocados devem levar consigo as seguintes solicitações que foram discutidas previamente nas Escolas de Formação:
1- Mapeamento de realidades em DHJUPIC e AE do regional (modelo em Anexo);
2- Se o regional não tiver cumprido a meta estabelecida para os questionários da Campanha da Cáritas ‘Uma família humana, alimento para todos’, deverão ser entregues os questionários pendentes no seminário. Nesse sentido, o Secretariado Nacional irá avisar antecipadamente a cada regional sobre possíveis pendências;
3- Durante o seminário será retomada as sugestões práticas fomentadas durante as “Chuvas de Ideias” nas Escolas.

Seguem as orientações gerais:
1. Data e Local
O Seminário Nacional será de 04 a 07 de setembro de 2015 em Petrópolis - Rio de
Janeiro no Colégio Santa Catarina: Rua Montecaseiros, 278, Centro.

2. Inscrições
As inscrições deverão ser preenchidas e encaminhadas pelos dois participantes para o e-mail: [email protected] até o dia 01/08/2015. Haverá uma taxa de inscrição no valor simbólico de 30,00 que deve ser entregue no local do Seminário.

3. Transporte e Hospedagem
3.1 Transporte

Pedimos aos participantes que comprem passagens que possibilitem chegada em Petrópolis na Sexta-Feira (04/09) à noite e retorno na segunda-feira (07/09) somente depois do almoço. Para aqueles que irão retornar pelos aeroportos do Rio de Janeiro, por favor, comprarem passagens para depois das 18hs a fim de que seja possível o deslocamento com tranquilidade de Petrópolis para o Rio de Janeiro.

De acordo com a demanda de horários e participantes poderemos viabilizar uma van para o transporte do aeroporto até Petrópolis. Esta opção será confirmada posteriormente pela equipe organizadora.

Outra opção é o transporte pessoal através de ônibus que sai do aeroporto até a rodoviária Novo Rio e de lá pegar o ônibus da empresa Única Fácil até a cidade de Petrópolis. Os horários estão disponíveis no site: http://www.unica-facil.com.br. Da rodoviária até o local do Seminário, o participante poderá pegar qualquer ônibus com destino ao Centro e descer na Praça Oswaldo Cruz.

3.2 Hospedagem
A hospedagem será feita de forma simples e franciscana em acomodações que estarão localizadas na Editora Vozes – Praça Oswaldo Cruz. Levar roupa de cama e higiene pessoal. Atentar que Petrópolis é uma cidade serrana e tem tempo instável, por isso recomendamos levar agasalhos.

Seguem em anexo a ficha de inscrição, cadastro reserva, modelo do mapeamento de realidades, agenda e banner do encontro. Preparem as malas e os corações para estes grandes momentos que nossa Juventude viverá. (Clique aqui para baixar todos)

Carinhosamente,
Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL