INÍCIO REDE DE BENFEITORES DOWNLOADS

JUFRA DO BRASIL REALIZA ESCOLA DE FORMAÇÃO COM OS REGIONAIS DA ÁREA SUL

Juventude Franciscana AngelinaCerca de 30 jovens de Fraternidades da Juventude Franciscana (JUFRA) de todo o Sul do Brasil e do grupo Juventude Nova Era, de Angelina, estiveram reunidos no feriadão de 1 a 03 de maio, na capela do bairro Betânia, em Angelina - SC
O motivo do encontro foi a realização da Escola de Formação em Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC). Esta mesma Escola que aconteceu em Angelina também se repetiu com a Juventude Franciscana de outras regiões do Brasil, em Salvador, Fortaleza, São Paulo e Belém. As atividades desenvolvidas nas Escolas de Formação vêm acompanhar e contemplar as atualizações dos nossos documentos e materiais formativos, entendendo que, estando a JUFRA do Brasil inserida em um contexto eclesial e social, exigem-se novas reflexões e posturas diferenciadas. Este processo formativo culminará no Seminário Nacional de DHJUPIC e Ação Evangelizadora que será realizado de 04 a 07 de setembro em Petrópolis, no Rio de Janeiro”.
A Juventude Franciscana é uma organização católica destinada a jovens que desejam seguir o Evangelho de Jesus Cristo tendo como exemplo São Francisco de Assis. É vinculada à Ordem Franciscana Secular, a Terceira Ordem criada por São Francisco (a primeira é a dos Frades e a segunda das Clarissas). Assim como na Ordem Terceira, os Jufristas não precisam viver em mosteiros, mas devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre outras pessoas (no Século), podendo casar e ter filhos. O Jufrista deve sempre procurar viver em obediência ao Evangelho, como fez São Francisco. E no contexto atual é mister que se acenda reflexões da nova conjuntura social abrindo diálogos acerca de temas relevantes como Justiça e Paz, Biblíco-litúrgica, Missão, Direitos Humanos, Integridade da Criação, Promoção Vocacional, Diálogo Ecumênico e Inter-religioso.
Juventude Franciscana Angelina 2
E foi dentro da iluminação: Daí-lhes vós mesmo de comer (Mc 6,37) que esses jovens reunidos se mostraram abertos ao novo para compreender e respeitar as diferenças ao passo que se comprometem com a fraternidade servidora inseridos no mundo. A Escola de Formação da Área Sul que abrange os regionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contou com o assessores Ana Carolina Miranda (Secretária Nacional de Formação), Igor Bastos (Secretário Nacional de DHJUPIC) e Frei Flávio Guerra. Foram 3 dias de mística, análise conjuntural, debates, compromissos e convívio fraterno; o que propiciou a compartilha, o aprendizado e os ânimos renovados dos participantes.

Que Francisco e Clara preserve o entusiasmo deste encontro nos Jufristas presentes e que esses levem aos seus regionais e fraternidades locais a alegria de viver o Evangelho no cotidiano local transformando o mundo a partir de suas realidades. Que o Seminário Nacional de DHJUPIC e Ação Evangelizadora seja o marco para o avanço dessa nova dimensão debatida nas Escolas de Áreas que demandam postura e compromisso cada vez mais fortalecidos na espiritualidade franciscana, sempre atual, dentro da Igreja e da sociedade.

Comentários

DESTAQUES

some text

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL

PLAYLIST #JUFRA50TÃO

VÍDEOS