JUFRA DO BRASIL REALIZA ESCOLA DE FORMAÇÃO COM OS REGIONAIS DA ÁREA SUL

Juventude Franciscana AngelinaCerca de 30 jovens de Fraternidades da Juventude Franciscana (JUFRA) de todo o Sul do Brasil e do grupo Juventude Nova Era, de Angelina, estiveram reunidos no feriadão de 1 a 03 de maio, na capela do bairro Betânia, em Angelina - SC
O motivo do encontro foi a realização da Escola de Formação em Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC). Esta mesma Escola que aconteceu em Angelina também se repetiu com a Juventude Franciscana de outras regiões do Brasil, em Salvador, Fortaleza, São Paulo e Belém. As atividades desenvolvidas nas Escolas de Formação vêm acompanhar e contemplar as atualizações dos nossos documentos e materiais formativos, entendendo que, estando a JUFRA do Brasil inserida em um contexto eclesial e social, exigem-se novas reflexões e posturas diferenciadas. Este processo formativo culminará no Seminário Nacional de DHJUPIC e Ação Evangelizadora que será realizado de 04 a 07 de setembro em Petrópolis, no Rio de Janeiro”.
A Juventude Franciscana é uma organização católica destinada a jovens que desejam seguir o Evangelho de Jesus Cristo tendo como exemplo São Francisco de Assis. É vinculada à Ordem Franciscana Secular, a Terceira Ordem criada por São Francisco (a primeira é a dos Frades e a segunda das Clarissas). Assim como na Ordem Terceira, os Jufristas não precisam viver em mosteiros, mas devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre outras pessoas (no Século), podendo casar e ter filhos. O Jufrista deve sempre procurar viver em obediência ao Evangelho, como fez São Francisco. E no contexto atual é mister que se acenda reflexões da nova conjuntura social abrindo diálogos acerca de temas relevantes como Justiça e Paz, Biblíco-litúrgica, Missão, Direitos Humanos, Integridade da Criação, Promoção Vocacional, Diálogo Ecumênico e Inter-religioso.
Juventude Franciscana Angelina 2
E foi dentro da iluminação: Daí-lhes vós mesmo de comer (Mc 6,37) que esses jovens reunidos se mostraram abertos ao novo para compreender e respeitar as diferenças ao passo que se comprometem com a fraternidade servidora inseridos no mundo. A Escola de Formação da Área Sul que abrange os regionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contou com o assessores Ana Carolina Miranda (Secretária Nacional de Formação), Igor Bastos (Secretário Nacional de DHJUPIC) e Frei Flávio Guerra. Foram 3 dias de mística, análise conjuntural, debates, compromissos e convívio fraterno; o que propiciou a compartilha, o aprendizado e os ânimos renovados dos participantes.

Que Francisco e Clara preserve o entusiasmo deste encontro nos Jufristas presentes e que esses levem aos seus regionais e fraternidades locais a alegria de viver o Evangelho no cotidiano local transformando o mundo a partir de suas realidades. Que o Seminário Nacional de DHJUPIC e Ação Evangelizadora seja o marco para o avanço dessa nova dimensão debatida nas Escolas de Áreas que demandam postura e compromisso cada vez mais fortalecidos na espiritualidade franciscana, sempre atual, dentro da Igreja e da sociedade.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL