MAIS IRMÃOS NA JUFRA DO BRASIL: REGIONAL CE/PI REALIZA FBJ EM FRATERNIDADE DO DISTRITO PIAUÍ

É com muita alegria e entusiasmo que nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Regional NE A2 (CE/PI) realizou na cidade de Floriano-PI o Encontro Inicial de Formação Base da Jufra da Fraternidade Nossa Senhora das Graças, documentalmente, uma das mais antiga desse imenso Brasil. Os jovens que ali viviam em formação há mais de 2 anos e sob a Assistência Espiritual do Assistente Local Frei Erivelton Pereira OFM. O encontro contou com o compromisso de 21 irmãos, além da presença da Equipe de Formação Regional: Ir. Solange Barros (Secretária Fraterna Regional), Ir. Sergio Vicente (Formador Regional), Ir. Carlos Rocha (Secretário Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo Regional) e a Ir. Jéssica Lima (Secretária Fraterna Regional para o Distrito do Piauí e Secretária Nacional de Comunicação Social, Escrituração e Arquivo).

Durante todo o período de formação os jovens puderam em momentos de oração refletir a importância de ser igreja viva e transformadora e a exemplo de nosso patrono São Francisco, levar a palavra de nosso altíssimo Deus a todas as criaturas. Os jovens em retiro de formação vivenciaram por meio de debates o viver em fraternidade, entender as dificuldades do irmão e juntos encontrar a melhor maneira de se sobressair. E depois de entender e conhecer o Ideal de Franciscano de Vida e os anseios da Fraternidade Nacional por meio da Carta de Guaratinguetá – A Jufra que queremos ser, os jovens finalizaram esse momento de preparação e informação com uma reflexão da vida e do serviço se retirando por alguns minutos para uma conversa com Deus – Momento de Deserto.
 
O auge do encontro aconteceu na Igreja da Ibiapaba com Missa solene e em Ação de Graças por todos os Jufristas que ali estavam sendo esta presidida pelo Assistente Espiritual Local, Frei Erivelton Pereira OFM. O encontro e a recordação das gerações de Jufristas que vivenciaram o carisma naquela cidade era nítida, tamanha era a emoção, a felicidade transbordava com tantos sorrisos e lágrimas. Era chegada a hora, a hora de um recomeço, a hora de deixar a sementinha plantada por bem feitores e fies a Família Franciscana – fundamentais nesse trabalho, geminar e florescer. E diante de Deus, da comunidade e da Família Franciscana presente (Frades, Irmãos da OFS e da Jufra Regional) os jovens cheios de amor anunciaram o seu SIM e como prova e testemunha da fé receberam o TAU como instrumento de recordação, os jovens receberam também o Evangelho, onde se comprometeram em levar como regra de vida.

O fim do encontro foi festejado, e sobre um solene show católico com a presença de todos que foram fundamentais na base e construção deste sonho, manifestaram seu amor a servidão, se doando como ponte entre passado e presente afim de transformar um futuro, de ser inspiração para a nova geração de JUFRA da Fraternidade Nossa Senhora das Graças.


Por:
Carlos Rocha
- Secretário Regional de Com. Social, Registro e Arquivo (com alterações por Jéssica Lima)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL