ARQUIVO DA JUFRA DO BRASIL GANHARÁ NOVA SEDE

“... Reconhecemos que temos um desafio diante de nós: o de continuarmos a construir uma grande história!...” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser).
 

Durante os dias 28 de fevereiro e 01 de março, a Jufra do Brasil enviou até Fortaleza/CE uma equipe responsável pela organização do Arquivo da Jufra do Brasil, que durante muitos anos teve endereço fixo na sede da Jufra NE A2 - CE/PI. A equipe foi composta pelos irmãos Jéssica Lima – Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo da JUFRA do Brasil, Frei Wellington de Buarque (Assistente Espiritual Nacional da Jufra do Brasil) e Salustiano Fichell - Secretário Local de DHJUPIC da Fraternidade Imaculada Conceição, Teresina/PI, com a missão de organizar todo o Arquivo em caixas, seladas e identificadas, e transportá-las ao Convento Nossa Senhora das Dores - dos Frades Menores da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

O Arquivo da Jufra Brasil tornou-se preocupação imediata do Secretariado Fraterno Nacional pela urgência do zelo com a continuidade da história da Jufra Brasil, uma vez que, cuidar da  nossa história, dos nossos livros antigos, das cartas informais trocadas entre Regionais, das fichas de Treinamento Inicial, das Atas de fundação de uma Fraternidade em 1988, ou decretos de extinção de outra em 2002; de fotos dos primeiros jufristas do Brasil, de documentos dos recém jufristas, dos livros Seguindo Francisco de Frei Eurico de Mello, ou das cartas descerimoniosas de Frei Téo e Frei Romildo, é reviver a JUFRA!

O próximo passo será transportar todo o Arquivo da Jufra do Brasil para nova sede no Rio de Janeiro, em uma sala do prédio da sede da OFS Nacional. Após isso, realizaremos uma grande Campanha em busca de documentos históricos nas fraternidades locais.

Agradecemos aos irmãos da Jufra CE/PI, na pessoa da Secretária Fraterna Regional Solange Barros, por todos os anos que o Arquivo da Jufra do Brasil esteve sediado na casa do Regional. Agradecemos também e imensuravelmente aos Frades do Convento Nossa Senhora das Dores, especialmente, ao Frei Wellington e Frei Aleanderson Brito por terem nos acolhido e se juntado a equipe, tornando toda essa missão possível.

Deus nos abençoe!
Paz e bem!

Por Jéssica Lima


Arquivo da Jufra do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL