V Encontro de Formação e II Encontro de Animadores Fraternos do Regional NE B1 – PE/AL






Nos dias 14 a 16 de novembro do ano corrente, aconteceu no Convento São Boaventura (OFM) na cidade de Triunfo, sertão de Pernambuco o V Encontro de Formação e II Encontro de Animadores Fraternos do Regional NE B1 – PE/AL. Na sexta-feira houve o acolhimento dos irmãos, jantar, oração de abertura e o momento em conjunto com o tema: Novos Tempos para a Juventude Católica, apresentado pelo Padre Marcos Maciel – Coordenador do Setor Juventude (Zonal Pajeú – Diocese de Afogados da Ingazeira/PE). 

No sábado tivemos outro momento em conjunto com o panorama das novas Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil, onde podemos entender como as diretrizes foram criadas, o processo de reformulação e aprovação no Congresso nacional em Mogi Mirim/SP e as principais mudanças. Momento esse muito partilhado, retirando as dúvidas dos irmãos. 
À tarde, após um momento de animação houve a divisão de dois grupos (momento específicos), um com os animadores fraternos e assistentes espirituais locais – “Novas diretrizes, novos animadores” / Assistentes Espirituais frente às novas Diretrizes e outro com os formadores, secretários/as fraternos/as e demais irmãos sobre a Equipe de Formação frente às novas Diretrizes, onde podemos debater sobre esses serviços frente as novas Diretrizes e como aplicá-las em nossas fraternidades locais, onde se faz e acontece o nosso movimento juvenil.
No final da tarde houve um momento de avaliação com as fraternidades locais, onde podemos perceber como elas se encontram, quais as alegrias, tristezas e os projetos, bem como uma avaliação das atividades do Secretariado Fraterno Regional. Após o banho e jantar, fomos ao Theatro Cinema Guarany, prestigiar o belíssimo musical realizado pela fraternidade anfitriã e Postulantes da OFM (Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil), “Irmã Clara e Pai Francisco”- O Musical (Adaptação da Opereta de Pe. Zezinho). Logo após conhecemos um pouco da bela cidade de Triunfo e finalizamos a noite com convívio fraterno, com muito forró para alegria dos irmãos presentes.
Iniciamos o domingo com a Celebração Eucarística, presidida pelo Frei Zezinho, OFM, em seguida o último momento em conjunto: Novo Estatuto Nacional da JUFRA do Brasil (panorama e debate). Dando continuidade escolhemos a data do CORJUFRA 2015, Encontro de Formação 2015 e Encontros Distritais, bem como as fraternidades nos entregaram as propostas de programação para o ano vindouro. Agradecemos a Deus por todas as graças recebidas no refeitório do referido convento e partilhamos de um delicioso almoço. Por fim agradecemos novamente ao nosso bom Deus por tudo que Ele tem nos dado, as fraternidade anfitriãs do encontro (Frades/OFS/JUFRA), as fraternidades locais pela participação, enfim a todos que contribuíram diretamente ou indiretamente pelo sucesso do mesmo.


Paz e Bem!
Secretariado Fraterno Regional
Triênio 2013-2016

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL