Regional Sudeste 2 realiza Congresso Formativo

 

A Juventude Franciscana do Regional Sudeste 2 (Rio de Janeiro e Espírito Santo) realizou, de 14 a 16 de novembro, na Casa de Betânia, anexo ao Mosteiro Santa Clara, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, o seu congresso formativo de 2014. O encontro serviu para aprofundar ainda mais a espiritualidade do jovem franciscano em seus espaços de atuação.

O momento foi de ação de graças pelo amor e misericórdia infinitos de Deus que são vivenciados na vida fraterna com os sucessos alcançados, fraquezas e insucessos ao longo de 2014. O congresso teve como tema "Francisco ontem, Francisco hoje e Francisco sempre" e foi um momento especial para avaliarmos além da caminhada das fraternidades, os desafios e perspectivas da formação para a vivência do carisma franciscano numa sociedade marcada por grandes transformações, diferenças, problemas e contradições.

Os congressistas puderam experimentar momentos de espiritualidade e de oração com as irmãs da Ordem de Santa Clara. O congresso foi aberto com uma memória histórica da Jufra no Regional Sudeste 2, realizada pelos irmãos da Ordem Franciscana Secular, Sérgio Libório, ex-secretário fraterno regional da Jufra, e Jefferson Machado. Ambos foram jufristas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis (RJ).

Os irmãos fizeram o resgate histórico de diferentes períodos vivido pela Jufra do Brasil, os avanços e limites impostos ao movimento, como no período da ditadura militar, e destacaram a maturidade e a organização alcançadas pela Jufra, considerando as dimensões continentais do Brasil. Outro momento de formação importante foi ministrada pela Professora Drª. Márcia Cova, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que destacou a importância de termos, em todas as áreas, lideranças entusiasmadas, comprometidas e capazes de influenciar pessoas para trabalhar com entusiasmo na perspectiva da promoção do bem comum.

A Secretária Fraterna Nacional da Jufra, Mayara Ingrid Souza Lima, não pôde estar presente, mas gravou mensagem na qual saudou os congressistas e fez votos de que as fraternidades aproveitassem o encontro para avaliar a caminhada das fraternidades sem perder de vista a necessidade de se aperfeiçoar e aprofundar o processo de formação. A Secretária para a Área Sudeste, Mônica Abadia Rodrigues Teixeira, também enviou carta saudando os congressistas pelo encontro.

O secretariado nacional da Jufra do Brasil foi representado pela Secretária Nacional de Formação, Ana Carolina Miranda, que repassou as recentes alterações ocorridas em todas as etapas do processo de formação do jufrista, aprovadas, este ano, no IV Congresso Nacional Extraordinário, em Mogi Mirim (SP). A formadora nacional destacou que as fraternidades devem priorizar a formação, a agenda de reuniões nos níveis locais e regional, e dinamizar a atuação da Jufra nas realidades onde está inserida.

O Congresso contou com a assistência espiritual do frei Laerte de Farias dos Santos, OFM, que retomou o tema do congresso para resgatar elementos essenciais do carisma franciscano e da identidade do jufrista como a presença junto aos pobres, a postura fraterna de diálogo e o seguimento do Evangelho. Frei Laerte também fez menção às exigências do Documento de Aparecida para que os cristãos sejam autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo, e destacou a recente Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho - que trata do anúncio do Evangelho no mundo atual, na qual o papa aponta algumas diretrizes para encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo.

O secretariado fraterno do Regional Sudeste 2 da Jufra agradece a todos os irmãos e irmãs que tornaram possível a realização deste congresso e, de modo especial, às irmãs da Ordem de Santa Clara pela acolhida fraterna e pelas orações que contribuíram para o pleno êxito dos trabalhos. Louvemos e exultemos o Senhor que entre nós opera maravilhas!










Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL