MENSAGEM PELAS COMEMORAÇÕES DO DIA DE SÃO FRANCISCO


São Francisco fala a todos, mas sei que tem precisamente por vós, jovens, uma atração especial. A sua conversão teve lugar quando estava na plenitude da sua vitalidade, das suas experiências e dos seus sonhos. Abri as portas a Cristo. Abri-as à maneira de Francisco, sem medo, sem cálculos, sem medida!”
(Bento XVI)


A todos os irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil,
Aos/Às Assistentes Espirituais Regionais e Locais,
A todos os membros da Família Franciscana,

Saudações de paz e bem!

                Mais uma vez nossa Família se reúne em torno do Pobrezinho de Assis, neste dia em que queremos, primeiramente, agradecer a Deus pelo carisma suscitado na Igreja através dele. Mas, sobretudo, nos reconhecermos como herdeiros/as e portadores/as deste carisma, hoje.
Por isso, Francisco, com sua vida e sua vocação, nos convida a olharmos para nós mesmos e a nossa vocação! Voltando-nos à vida de Francisco, reconhecemos como ele pôde reler sua própria vida como uma existência conduzida e guiada pelo Senhor. O fazer misericórdia para com os leprosos, a escuta da voz e da Palavra, a fé nas igrejas e nos sacerdotes e a presença dos irmãos são realidades muito concretas na vida de Francisco, através das quais ele experimentou a revelação do Senhor. Como nós experimentamos, hoje, nas situações concretas de nossa vida e à nossa volta, o modo como o Senhor se revela a nós?
Na experiência de Francisco, como também na nossa, o papel dos irmãos é fundamental, é caminho para o Senhor e possibilidade de misericórdia. A Fraternidade que assumimos torna-se testemunho para o mundo se no seu centro está o Cristo Crucificado-Ressuscitado e se ela se alimenta continuamente do encontro com o Senhor. Por isso, cultivemos a vida de nossas fraternidades como uma graça, como um verdadeiro dom de Deus.
Celebrando nosso Pai Francisco, queremos convidar todos os irmãos/ãs a renovarem neste dia seu desejo de caminhar atentos aos apelos que Cristo nos faz, em nossa história, abertos a construirmos sempre, como irmãos e irmãs, um mundo novo, onde o ideal de vida que abraçamos possa ser sinal da presença de Deus na vida de tantos outros jovens que encontrarmos pelo caminho.
Tendo em vista o atual momento que estamos vivendo em nosso país, rezamos para que São Francisco também ajude a nossa nação brasileira a escolher eticamente, nos próximos dias, aqueles e aquelas que representarão o nosso povo. Que o nosso voto consciente e maduro seja também um caminho para ajudarmos a construir a Civilização do Amor. Que em nossas escolhas e decisões não percamos de vista o Cristo pobre e crucificado com o qual Francisco se encontrou, quando acolheu o leproso.
A todos os irmãos e irmãs nosso desejo de uma abençoada Festa de nosso Pai Francisco. E que ele continue intercedendo por nós, na construção dos novos tempos, da nova formação, dos novos horizontes, dos novos compromissos a serem assumidos.

Que o Senhor vos dê a paz!



Fraternalmente,


Mayara Ingrid Sousa Lima, OFS/JUFRA                                                                         Frei Wellington Buarque de Souza, OFM
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil                                                                                                Assistente Espiritual Nacional



Petrópolis – RJ e Uberlândia – MG, 04 de outubro 2014.
Na Solenidade de Nosso Pai Francisco.


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL