ATENÇÃO! OPORTUNIDADE DE MISSÃO NA AMAZÔNIA




Olá irmãos e irmãs,


        O Secretariado Nacional da Juventude Franciscana, anuncia e motiva a todos da juventude franciscana a participarem do PROJETO AMAZÔNIA, promovido pela Fraternidade Franciscana para toda Família Franciscana da América Latina. 
       Vale salientar que estamos a disposição para tirar qualquer dúvida. Recomendamos que as fraternidades locais e regionais se organizem para mandar algum representante, caso surja algum interesse, entrar em contato conosco por [email protected].

Segue o projeto :

           A partir das experiências missionárias anteriores, janeiro de 2013 e janeiro/fevereiro de 2014, e das avaliações e projeções realizadas, CONVIDAMOS a frades, religiosos, leigos e leigas, para realizar uma experiência missionária na Amazônia, e tomar contato com uma realidade amazônica local. Oferecemos esta possibilidade de 05 a 30 de janeiro de 2015, na Paróquia de Orellana, Vicariato Apostólico de Requena, Loreto, Peru.        
      Orellana está situada às margens do Rio Ucayali, na Região de Loreto. Com 78 anos de emancipação política, é uma pequena cidade com uns 8.000 habitantes, uma pacata vila típica da Selva peruana, com seis bairros, com um comércio básico, poucos serviços ( energia elétrica 5 horas por dia, no anoitecer, fornecimento de água do rio, também algumas horas diárias , telefone fixo somente público, telefonia móvel ainda com muita instabilidade de sinal, internet ao público somente na prefeitura com dois computadores disponíveis algumas horas à noite, um hospital, escolas em todos os níveis e apenas uma extensão universitária, pouquíssimas ruas pavimentadas). O povo vive basicamente da agricultura de subsistência e da pesca. O acesso e meio de transporte é pelo rio, distante de Pucalpa umas 30 horas de barco.        
       A paróquia N. S. do Perpetuo Socorro, além do centro urbano com a matriz e duas capelas tem umas 30 ribeirinhas ou "casarios", a grande maioria de mestiços e apenas três aldeias são de povos nativos (shipivos). Conta com uma fraternidade de Irmãs Franciscanas da Natividade de Maria, e agora a Fraternidade dos Frades do Projeto Amazônia. Um frade espanhol foi missionário aqui por 50 anos, até a sua morte, aos 82 anos de idade em 2010.             
         Alguns elementos básicos a levar em conta pelos interessados são:


Motivações para a missão:

- Porque irmãos e irmãs desejam conhecer a Amazônia, realizar uma experiência e fazer um discernimento sobre sua vocação missionária.
- Porque a evangelização na Amazônia é um desafio, a necessidade é grande e os missionários são poucos.
- Porque é uma oportunidade para experimentar a riqueza da fraternidade internacional.Objetivos:- Oferecer aos irmãos e irmãs a possibilidade de uma experiência missionária na Amazônia.- Sensibilizar aos irmãos da Ordem da necessidade de novos missionários e da criação de fraternidade na Amazônia.
- Anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo de que o Reino está próximo.
- Animar a vida cristã nas comunidades.- Criar novas comunidades eclesiais.
- Despertar e promover novas lideranças comunitárias.


Datas a considerar:

05 de janeiro/2015 : Chegada e recepção dos missionários/as na cidade de Pucalpa (Todos os missionários devem chegar neste dia)
06 de janeiro : Viagem de barco até Orellana.
09 e 10 de janeiro: Preparação para a missão, estudo da realidade e convivência fraterna.
11 a 25: Trabalho missionário.
26 e 27: Avaliação.
28: Viagem a Pucalpa.
30: Viagem de regresso.


Indicações práticas:

- Desde a chegada a Pucalpa até a partida, também de Pucalpa, todos os gastos serão assumidos pela Administração do Projeto.
- Aos que se apresentarem como candidatos à experiência missionária, oferecemos orientações mais precisas sobre o que seja necessário.
- A data limite para as inscrições é o dia 01 de dezembro de 2014, ou antes, se atingir um limite de 25 missionários.
- Os que desejarem permanecer mais tempo, para passeios no Peru, poderão fazer na casa dos frades franciscanos ao terminar a missão, isto é, a partir de 30 de janeiro.
-  Para manifestar o desejo de participar da missão ou para esclarecer dúvidas e propostas, do Brasil devem fazer contato com Frei Atílio ( [email protected] e [email protected] ), e os demais paises com Frei Eugênio ( [email protected] ). 
     
         Esperamos que as informações oferecidas sejam claras e incentivem e motivem a decidir participar, recomendamos-lhes a importância de se comunicar com brevidade o propósito de participar, e ficando às sua  disposição para responder às inquietações que possam ter, os abraçamos fraternalmente e lhes desejamos Paz e Bem no Senhor.

Frei Eugênio Ortiz, Frei Edel Chanchari, OFM

Fraternidade Franciscana

Projeto Amazônia
Orella- Ucayalli - Loreto - Peru



Comentários

SUZY disse…
paz e bem! irmãos meu coração ficou inquieto com esta proposta da missão na amazônia e também muito feliz com esta iniciativa de preocupar-se com o irmão em ir ao encontro de povos tão distantes,que o carisma,o amor,a caridade,o servi sejam o bem maior desta missão.Um abraço fraterno Suzy Oliveira,fraternidade nossa senhora do perpetuo socorro,capanema-PA.

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL