CARAVANA DA JUFRA PERCORRE 1.800KM EM SANTA CATARINA DIVULGANDO A PROPOSTA DE VIDA DE FRANCISCO DE ASSIS PARA OS JOVENS

Foram quatro dias intensos de conversas com membros de pelo menos dez grupos jovens em seis municípios de Santa Catarina. A Caravana da JUFRA no estado percorreu 1.800km divulgando a proposta e o ideal de vida de Francisco de Assis para os jovens. Em todas as cidades, frades e irmãos da Ordem Franciscana Secular acompanharam os Encontros.

Além das visitas a Joinville e Balneário Camboriú na quinta-feira (19) – veja relato em postagem anterior -, nos dias seguintes foram visitados jovens nos municípios de Lages, Atalanta, Angelina e Rodeio – cidades com presença franciscana marcante em virtude da existência de fraternidades de frades, religiosas e irmãos da Ordem Franciscana Secular.


Em Lages, na região serrana, boas surpresas: entre os jovens que estiveram presentes no Encontro, quatro deles disseram ter interesse em ingressar na Vida Religiosa Consagrada – na Primeira e Segunda Ordem. Os integrantes da Caravana da JUFRA também fizeram uma visita fraterna às Clarissas do município, no Mosteiro Nazaré, e, após uma calorosa acolhida por parte de nossas irmãs, receberam sua bênção para o êxito da Caravana.



Em Atalanta, no Alto Vale, onze jovens conheceram a proposta de vida da JUFRA do Brasil. Havia membros de dois grupos jovens no Encontro, que já trabalham em suas reuniões e em suas ações temas ligados a Francisco e Clara de Assis.






Angelina, no Vale das Graças, foi a parada seguinte. Alguns dos jovens presentes são filhos e netos de irmãos da OFS e, portanto, já conheciam um pouco dessa proposta de vida tão encantadora.










O último Encontro aconteceu na cidade de Rodeio, com jovens que se reúnem todos os meses para animar as missas locais. A cidade abriga o Noviciado São José, da Província Franciscana da Imaculada Conceição, que também recebeu a visita da Caravana. 




Ao final dos trabalhos, no Domingo (22) à noite, a sensação de missão cumprida: as sementes foram lançadas! Em todos os encontros a certeza de que há, sim, muitos jovens engajados na divulgação do Evangelho através de sua vida, de seus exemplos. De agora em diante, nossa proposta é manter o contato com os grupos visitados e que demonstrarem interesse em continuar caminhando na perspectiva de se constituírem como Juventude Franciscana. Para isso, outras visitas serão programadas, no próximo semestre, tanto por parte do Secretariado Fraterno Nacional.

Um especial agradecimento a todos os irmãos que ajudaram na concretização deste trabalho e que acolheram os membros da Caravana da JUFRA em Santa Catarina.

Vejam mais fotos da #CaravanadaJufra AQUI!


Por Leonardo Contin da Costa - JUFRA – Florianópolis

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL