JUFRA DE TERESINA/PI REALIZA JORNADA PELOS DIREITOS HUMANOS



A Juventude Franciscana do Morada Nova (Fraternidade Imaculada Concei√ß√£o, Teresina/PI), p√īde vivenciar uma experi√™ncia de partilha, durante a realiza√ß√£o da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, nesta sua quarta edi√ß√£o. Os Jovens com seu esp√≠rito franciscano e sua vis√£o human√≠stica do mundo, expuseram e debateram sobre as influ√™ncias exercidas pela cultura capitalista difundida pelo mundo, na sua forma atual, que pode ser considerada dura e cruel: o Extrativismo Mineral.

Durante os encontros, v√°rios aspectos foram apresentados, tais como a viola√ß√£o dos Direitos, na forma de explora√ß√£o do trabalho e abuso da falta de informa√ß√£o dos cidad√£os de pequenos munic√≠pios ou povoados, visando uma apropria√ß√£o desumana dos recursos naturais ali existentes; segundo relatos dos irm√£os, alguns munic√≠pios (de sua naturalidade, ou vizinhos) sofrem muito com a chegada de diversas empresas, que ao se instalarem, oferecem in√ļmeras vantagens, como promessa de desenvolvimento, atrav√©s da gera√ß√£o de emprego, assim como ocorreu na cidade de Floriano (sul do Piau√≠), com a chegada da Usina de Biodiesel em 2005, que prometia aumentar a economia local e a fixa√ß√£o do homem no campo, para que este viesse a produzir a mat√©ria prima para abastecer o sistema de beneficiamento de mamona com o projeto Biodiesel, ferindo os direitos dos trabalhadores como filhos e usu√°rios dos recursos oferecidos pela M√£e Terra.

  Logo no in√≠cio do projeto, a partir do segundo ano, a Brasil Ecodieselse esqueceu da mamona e iniciou outra atividade clandestina, a produ√ß√£o de carv√£o com a utiliza√ß√£o da madeira nativa. Em tr√™s anos quase 50 mil hectares de terras virou carv√£o. Tudo com o aval do IBAMA e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. N√£o h√° not√≠cias de alguma a√ß√£o do Minist√©rio P√ļblico nesse crime.

          Em dezembro de 2009 a empresa Brasil Ecodiesel encerrou as atividades no Piau√≠ sem qualquer satisfa√ß√£o √† sociedade. A f√°brica em Floriano foi fechada e a fazenda Santa Clara(Canto do Buriti–PI), que foi implantada com o objetivo de produzir mamona foi abandonada. As terras doadas pelo Estado do Piau√≠ est√£o em processo de negocia√ß√£o para serem vendidas ao INCRA.
            A cidade de Gilbu√©s √© considerada um deserto vermelho, em virtude da vasta a√ß√£o mineradora que contribui com a terr√≠vel desertifica√ß√£o, em busca de Diamante.Al√©m do leito, as margens do Riach√£o tamb√©m s√£o alvo do garimpo. Nos locais conhecidos por Goianinha, Bom Jardim, Compra Fiado e Boqueir√£o os buracos s√£o capazes de abrigar pr√©dios de at√© 10 metros de altura.

Na propriedade Boqueirão, onde o trabalhador rural IzaldoNere Oliveira tem um pedaço de terra, a destruição é alarmante. "Foi tudo muito rápido. Quando a gente menos esperava começaram a chegar máquinas e abrir buracos em nossas terras. Destruíram as matas da beira do Riachão todinha, todinha. Depois que acabaram com tudo, foram embora sem dar satisfação", conta gesticulando indignado o agricultor. Segundo ele, a empresa limitou-se a informar que tinha autorização para garimpar ali.

Já em Teresina, evidenciamos a queixa da população local, acerca da alteração da qualidade das águas do Rio Parnaíba pelas atividades da cervejaria Ambev. A Agespisa (responsável pelo fornecimento de água) informou que foi necessário interromper por duas vezes o abastecimento de água em Teresina alegando contaminação do rio com elevados índices de cevada. Em contrapartida, a Ambev nega ter sido responsável pela contaminação da água.

Tomando como base os ideais Franciscanos, os jufristas formularam a imagem de uma sociedade mais justa com distribui√ß√£o igualit√°ria de recursos, onde n√£o haveria concentra√ß√£o de riquezas, atrav√©s do ac√ļmulo desenfreado e capitalista, em detrimento dos menores e desfavorecidos.

Estes foram alguns dos aspectos abordados e trabalhados pela Juventude Franciscana, da Fraternidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Teresina-PI, na IV Jornada Franciscana pelos Diretos Humanos

Abraço Fraterno


Alan de Sousa Lira

Subsecret√°rio Local de DHJUPIC

Coment√°rios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL