REGIONAL NE A2 (CEARÁ/PIAUÍ) REALIZA SEU XV CONGRESSO REGIONAL E ENCONTRO REGIONAL DE FORMADORES


FOTO OFICIAL - XV CONGRESSO REGIONAL CE/PI

Desta vez, foi em Teresina-Piauí – na terra da Cristalina Cajuína, que a Juventude Franciscana dos Estados do Ceará e Piauí celebrou a vida em Fraternidade. Foram 184 irmãos (168 jufristas, 6 Frades e 9 terceiros franciscanos) dizendo sim ao chamado do Senhor. Destacamos a feliz presença dos irmãos Mayara Ingrid – Secretária (Presidente) Nacional da Juventude Franciscana do Brasil, e Sandolini Braga – Subsecretário (Vice-Presidente) Nacional para a Área Nordeste A (Maranhão, Ceará/Piauí e Rio Grande do Norte/Paraíba). Aconteceu nos dias 15 a 17 de novembro, no Sítio Santo Inácio, e em celebração pelos 45 anos de existência da Fraternidade de Floriano/PI, fundada  foi criada no ano de 1968, em Floriano/PI. A Fraternidade pioneira nasceu por iniciativa de Frei Vicente OFM (Fundação N. Srª das Graças) vindo a ser oficializada em 1999, por Frei Nazário OFMCap.

#JUFRAMEUAMOR
O Congresso teve como Tema: Vamos celebrar a vida, a Fraternidade está aqui! E como Lema: A exemplo de Santa Rosa: Eis-me aqui, envia-me! E deu-se em duas partes: 1. Encontro Regional de Formadores e 2. Congresso Celebrativo e Avaliativo. Durante a tarde do dia 15 de novembro aconteceu o Encontro Regional de Formadores, com a presença do Formador Regional – o irmão Sérgio, Animador Fraterno Regional – o irmão Beto Farias, a Secretária Fraterna Regional – a irmã Solange Barros, os Assistentes Espirituais Regionais Frei Téo OFMCap e Frei Alexandre OFMCap, Subsecretários Fraternos e de Formação das Fraternidades Locais, Subsecretários Distritais e representantes de Fraternidades iniciantes. O Encontro teve como pauta as Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil, em três etapas: o estudo, a realidade e as possíveis mudanças para a eficaz prática dessas Diretrizes.

Em seguida, o Congresso deu início com a Celebração de abertura, presidida pelo Assistente Espiritual Regional Frei Téo, e Co-celebrada pelo Assistente Espiritual Regional Frei Alexandre OFMCap. Após a missa, houve a instalação do CONGRESSO e Oração Final.

Lucernário
O 2º dia de Congresso foi marcado pela estimulante apresentação do Tema e Lema conduzida por Frei Alexandre e Frei Garcia. Pela parte da tarde a animação de todos os Distritos presentes foi o gás necessário para celebrar a vida. Finalizamos o dia com um divino Lucernário e em seguida Noite Cultural do Piauí com direito a: documentário sobre a JUFRA Floriano/PI, apresentação de danças e lendas culturais (Cabeça de Cuia, Não se Pode, Cavalo Piancó, o Casamento Matuto, etc).


Casamento Matuto
Cabeça de Cuia

Não se pode!

Cavalo Piancó














No domingo - último dia de encontro, amanhecemos adorando ao Senhor em preparação a encontro do Cristo Eucarístico. Finalizamos o Congresso com agradecimentos e homenagens.

Hoje somos tomados pela saudade e boas memórias. A Juventude Franciscana do Ceará e Piauí tem certeza que o chamado forte de Deus, a exemplo de Santa Rosa de Viterbo - amada Padroeira da JUFRA, uma jovem que se tornou Santa pelo seu fervor, amor e dedicação aos pobres, e obediência ao Cristo Crucificado -  foi bem respondido: alto e em tom ouvinte.

Sérgio, Sol e Beto
Hoje tomados pelo Espírito Santo, intercedidos pelo ideal de Francisco e Clara, temos certeza que somos instrumentos de paz quando vivemos em Fraternidade, quando deixamos o menor, o singelo, o simples tomar de conta da nossa vida, nos diminuindo e deixando Deus ser MAIS!






Sando, Mayara e Jéssica
Por intercessão de Santa Rosa de Viterbo, a Juventude Franciscana do Ceará e Piauí se alegra com o bom momento que vive, e com a alegria que permeia todos os jovens franciscanos dessa família. Todas as dificuldades foram necessárias para que o gosto do amor de Deus fosse sentido agora em sua essência, integralidade e imensidão.

Obrigada a todos os irmãos presentes, colaboradores e intercessores. Anjos e Santos do céu. Jesus, Maria e José – nossa Sagrada Família. Obrigada Deus, nosso Pai Eterno, por nos fazer sentir pulsar o coração forte cada vez que nos tornamos mais FILHOS DE FRANCISCO!

E que venha o XVI CORJUFRA!
Paz e Bem!




Jéssica Lima
Comunicadora Nacional da JUFRA do Brasil
Subsecretária Regional para o Distrito Piauí
Fraternidade Imaculada Conceição

Regional NE A2 CE/PI - Teresina-PI

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL