JUFRA NA 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA - 1º DIA


Iniciou hoje a 5ª Semana Social Brasileira, resultado de um processo nas diversas bases e pastorais desde 2011, a SSB vem propor não apenas a celebração da sua quinta edição de atuação, mas tem o propósito de lançar, de fato, respostas as situações vivenciadas pela sociedade Brasileira. Dentre as diversas pastorais e movimentos que participam da 5ª SSB, a Juventude Franciscana também integra esta articulação que nos próximos dias irá refletir os novos rumos de atuação dos movimentos e pastorais sociais.

A mesa de abertura foi presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis presidente da CNBB e composta por Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, a secretária executiva do Conselho Nacional da Pastoral dos Pescadores Nacional, Maria José Pacheco; a diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos; representante dos Movimentos Sociais, Roberto Malvezzi; a secretária geral da CONIC, Pastora Romi Benker; e o representante dos regionais da CNBB, Frederico Santana.

Após a composição da mesa e palavras de grande estímulo a realização da semana, os participantes foram divididos em regionais e grandes regiões com intuito de partilhar as ações concretas realizadas pelos mesmos. Acertou-se que cada região deveria retornar com uma apresentação artística em forma de oferta celebrativa. Em um momento rico e místico, cada regional apresentou suas ofertas, pois “a vida depende da vida para sobreviver”.

Por conseguinte, houve o lançamento do livro “Haiti por si” da ADITAL (agência de Notícias Frei Tito para a América Latina), bem como, uma breve explanação dos estímulos que levaram a criação do mesmo, mostrando a realidade de pobreza do 1º país da América Latina que conquistou independência.

Por fim, foi apresentado o filme “Com Vandalismo” que trouxe a reflexão das mobilizações em Junho do corrente ano em todo Brasil, com a tarefa de desconstruir a imagem criada sobre os “vândalos”.

Acesse o link do filme “Com Vandalismo” - http://www.youtube.com/watchv=KktR7Xvo09s 


Texto de Elson MatiasHenrique Bruno e Washington Lima

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL