SECRETÁRIA (O) NACIONAL DA JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL E DA PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL SE REUNEM PARA DISCUTIR PARCERIAS.


Foi com muita alegria que no dia 24 de agosto de 2013 a Secretária Fraterna Nacional da JUFRA, Mayara Ingrid Sousa Lima e o Secretário Nacional da PJR (Pastoral da Juventude Rural) Laécio Vieira se reuniram para trocar experiências e discutir possíveis parcerias para projetos e eventos que forem ser realizados pelos PJR e JUFRA.

Primeiro uma riqueza de partilhas sobre a história da Pastoral da Juventude Rural no Brasil, bem como da Juventude Franciscana, revelando vários traços comuns de nossos trabalhos e ideais. Isso impulsiona nossas fraternidades a sempre refletirem a importância de partilhar e ter como parceiros as pastorais da juventude, bem como outros movimentos juvenis de nossa Igreja, fortalecendo assim a caminhada de nossos jovens e contribuindo para o real protagonismo juvenil na Igreja.

Entre as parcerias acertadas fica a grande motivação para que a Juventude Franciscana, especialmente nos regionais do Nordeste possam participar do 3° Congresso Nacional da Juventude Camponesa a ser realizado de 14 a 19 de janeiro de 2014 no Parque de Exposições do Cordeiro em Recife-PE, com o tema: “Terra, Pão e Dignidade” e o Lema: “É uma luta a vida do Jovem na Terra (Jó 7,1). Contamos com a grande participação dos jufristas, pois com certeza será um grande momento para discutir temáticas importantes para as juventudes. Lembrando o trecho do nosso Livro de Formação Básica (pág 133): "A falta de terra para quem nela trabalha, a inadequada política agrícola e o sonho acalentado pelos meios de comunicação provocam o esvaziamento do campo e o consequente “inchaço” das cidades. Não tendo dinheiro suficiente, os migrantes vão morar em favelas e vilas irregulares, onde faltam os serviços básicos: água, esgoto, escola, saúde e transporte. Nas grandes cidades, a maior porcentagem de jovens e crianças está nas periferias e nas zonas centrais deterioradas."

Por parte da PJR fica a motivação de também estimular seus jovens a participarem da Jornada Nacional Franciscana pelos Direitos Humanos, que ocorre todos os anos de 01 a 10 de dezembro. Esse ano vamos lutar para ampliar cada vez mais nossa jornada...

Fica a certeza de que esse seja o início da construção de uma caminhada nos caminhos da história.....

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL