JUFRA DO PIAUÍ realiza I Encontro de Formadores (Regional CE/PI)


No dia 30 de junho na cidade de Teresina-PI, em solenidade aos apóstolos São Pedro e São Paulo, e abençoados pelo Dia do Papa, realizou-se o I ENCONTRO DE FORMADORES DO DISTRITO PIAUÍ (Regional CE/PI), que teve como tema a pergunta: "Você conhece sua Regra de Vida?", a fim de rever e discutir os documentos oficiais da Jufra do Brasil, bem como reconhecer a Espiritualidade Franciscana que nos rege. Outro ponto fundamental do Encontro, foi trabalhar Lideranças nas Fraternidades Iniciantes e a Contribuição Fraterna com os Serviço de Finanças.

Esse Encontro foi a 1ª etapa de um Projeto que acontecerá em 3 momentos, finalizando com um grande Encontro em que será preparado um Relatório com sugestões aos Documentos Oficiais da Jufra do Brasil e as orientações para os Serviços. As revisões propostas pelo Distrito, serão apresentadas no XV Congresso Regional do CE/PI, em novembro, e após recebimento das propostas dos Distritos, será organizado um Relatório que deverá ser apresentado ao Secretariado Fraterno Nacional, no Congresso Nacional Extraordinário, onde será avaliada e reformulada a caminhada formativa da Jufra do Brasil.

Contou com a presença de 10 Fraternidades: Oficializadas – Jufra Morada Nova (Teresina/PI), Jufra Cerâmica Cil (Teresina/PI), Jufra Parque Antártica (Teresina/PI) e Jufra União-PI; Iniciantes – os 04 núcleos de Piripiri/PI e Jufra Angelim (Teresina/PI). Marcaram presença também a Animadora Fraterna das Fraternidades iniciantes de Piripiri, Irmã Do Carmo, e os Assistentes Espirituais da Fraternidade Cerâmica Cil, Frei Gilberto-ofm e Frei Suelton-ofm.

Teve início na manhã de domingo, com uma oração preparada pelo Distrito Piauí. Logo em seguida, Frei Gilberto (Assistente Espiritual da Jufra Cerâmica Cil, Mestre da Casa de Noviços em Teresina, da Província Nossa Srª da Assunção) ministrou o Tema: Espiritualidade Franciscana, nos relembrando nossa fonte de vida, caminhos de inspiração, e passos dados pelo Pobrezinho de Assis, Clara e demais seguidores do carisma, bem como as possibilidades que nós JUFRA temos de ser protagonistas nesse caminho.

Após, os encontristas foram divididos em ciclos que foram trabalhados comutativamente: 1) Secretários Fraternos Locais e Subsecretários Locais de Formação - "Estudo dos Documentos Oficiais da Jufra do Brasil", realizando o momento ver, aonde cada fraternidade local fez a análise de conjuntura da realidade formativa de suas fraternidades. 2) Subsecretários Locais de Finanças - "Contribuição Fraterna: mais que um gesto de amor". 3) Fraternidades Iniciantes - "Formando Lideranças, Formando Jovens da Paz e do Bem".

Na parte da tarde deu-se início ao Tema: “Formação Cristã: o ponto de partida para todo ideal”, ministrado pelo Irmão Ráurisson, instigando os Jufristas a procurarem no Evangelho e Diretrizes da Igreja o ponto de partida do Ideal Franciscano, destacando a obediência à Mãe Igreja e pureza na prática ao Evangelho.

Após, os ciclos voltaram a ser divididos e, no Ciclo de Formadores deu-se início ao processo de revisão das diretrizes de formação. Comutativamente, no ciclo de Finanças foi organizado um calendário de repasse da contribuição fraterna para o Regional, e formas concretas de ajuda de custo ao Distrito para encontros formativos. No ciclo das Fraternidades iniciantes, foi organizado calendário de atividades para o segundo semestre.

Finalizamos o dia com a Oração Final feita pela Fraternidade acolhedora, Jufra Morada Nova, e encontro marcado para a II Etapa do Encontro de Formadores no mês de Setembro.


Jéssica Lima
Comunicadora Nacional da JUFRA do Brasil
Subsecretária Regional para o Distrito Piauí

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL