CORJUFRA Eletivo no Regional Sudeste II (RJ/ES)

A Juventude Franciscana do Regional Sudeste II realizou no último final de semana, na Cidade do Rio de Janeiro, o CORJUFRA – Congresso Regional da Juventude Franciscana – que reuniu as fraternidades dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O CORJUFRA teve como objetivos render graças ao Senhor pelo dom da vocação franciscana, avaliar o trabalho realizado pelas fraternidades e eleger o novo secretariado fraterno regional da JUFRA.
O encontro também contou com a presença da Secretária Fraterna Nacional da JUFRA, Mayara Ingrid, da Subsecretária Nacional para a área Sudeste, Mônica Rodrigues, do Assistente Espiritual Nacional, frei Wellington Buarque ofm, do frei Marcos Vinícius de Souza e Silva, OFMCap. e da Animadora Fraterna Regional da Ordem Franciscana Secular (OFS), Admara Titonelli.
Durante o congresso foram apresentados os relatórios do secretariado e das fraternidades locais contendo os avanços e dificuldades encontradas no último triênio. Após a apresentação dos relatórios, a plenária aprovou as prioridades a serem encaminhadas pelo novo secretariado eleito.
Na apresentação dos relatórios, a ministra da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias, Aline Milani, apresentou sua experiência com o trabalho realizado nos últimos três anos com os mini franciscanos e divulgou a realização de duas jornadas franciscanas para crianças e jovens no final de junho, visando a formação de um fraternidade de JUFRA.
 Na definição do planejamento estratégico, os jovens apontaram como prioridade para o próximo triênio a necessidade de priorizar a estruturação das fraternidades locais com ênfase na formação de novas lideranças; maior presença de assistentes espirituais em nível regional e local; intensificar a ação evangelizadora e vocacional com o apoio a formação de novas fraternidades – inclusive de micro e mini franciscanos. Os jovens também destacaram a necessidade de ampliar os canais de comunicação e fortalecer as mútuas relações entre a OFS e a JUFRA.
Outro desafio destacado pelos jovens é a participação no ‘Encontro Mundial da JUFRA’ que será realizado de 19 a 22 de julho, em São João Del Rei (MG), e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, na Cidade do Rio de Janeiro, que contará com a presença do Papa Francisco. Os dois eventos serão uma excelente oportunidade para divulgar o carisma franciscano para a juventude brasileira. Durante a JMJ a Família Franciscana estará montando um espaço franciscano no Largo da Carioca (RJ) para reunir todos os franciscanos para uma variada programação religiosa e cultural.
O congresso também ficou marcado por momentos de espiritualidade no qual os jovens ofertaram suas vidas e fraternidades a Deus e a sua vontade, e também pelo alegre convívio fraterno durante todas as atividades que propiciou a todos um forte sentimento de pertença e de identificação com o carisma franciscano que deve dar sentido e significação ao convívio nas fraternidades .
Na manhã de domingo, foi realizada a eleição do novo secretariado regional para o triênio 2013-2016, que terá como secretário fraterno o irmão Victor Hugo Lins, da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis (RJ), e como vice-secretária, a irmã Bruna Mansano, da Fraternidade Porciúncula, de Niterói (RJ).
A JUFRA do Brasil agradece a todos pelo apoio e hospitalidade recebidos na realização do CORJUFRA e, em especial a Fraternidade São Francisco de Assis (OFS), do Rio Comprido (RJ) pela seção de sua sede para a realização do congresso. Gostaríamos ainda de registrar a presença de nossa querida irmã Paulina, da Fraternidade Apóstolo São Pedro (OFS), pela oportunidade do convívio e jovialidade sempre contagiante.
Que o Altíssimo e Bom Senhor, por intermédio de São Francisco de Assis, cumule a todos com ricas bênçãos
Conheça a Juventude Franciscana
A JUFRA está presente no Brasil há 40 anos e se destina aos jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular.
O objetivo do movimento é despertar o jovem para a vivência franciscana, levando-o a uma experiência de vida de fraternidade, criando condições para que viva o Evangelho no contexto da realidade atual, buscando a transformação da sociedade à luz do carisma franciscano e da Regra da OFS. A JUFRA também busca motivar a vivência dos valores franciscanos: conversão evangélica, contemplação ou vida de oração, pobreza em espírito, fraternidade, apostolado e inserção no mundo, buscando a transformação da sociedade à luz do Santo Evangelho, do carisma franciscano e da Regra da OFS.
Os interessados em conhecer e obter informações sobre a JUFRA poderão fazê-lo pelo e-mail [email protected]

Por Cláudio Santos, com adaptações*Fonte:http://www.franciscanos.org.br

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL