Ascens√£o do Senhor: tarefa nossa de levar adiante o Reino de Deus (Lucas 24,46-53)


Neste tempo especial da Ascensão e Dia das Mães, é o final do Evangelho de Lucas (Lucas 24.46-53) que nos inspira e nos convida à reflexão. A primeira parte do texto (Lucas 24.46-49) é uma breve interpretação da vida de Jesus numa perspectiva de continuidade da história. Os versículos 50 a 53 apresentam o evento da Ascensão propriamente dito, isto é, narram os acontecimentos que fazem a transição entre o fim da presença física de Jesus em meio aos discípulos e às discípulas e o começo da história da Igreja.

Assim est√° escrito

O texto que conclui o Evangelho de Lucas convida para uma vis√£o de conjunto de todo o evangelho, ressaltando que o testemunho da boa-nova √© movido pela experi√™ncia de encontro com o Cristo vivo e ressurreto, celebrado em torno do partilhar do p√£o, da leitura das Escrituras e da miss√£o que permanece para os disc√≠pulos e as disc√≠pulas: "pregar em seu nome (Cristo Jesus) o arrependimento para remiss√£o dos pecados a todas as na√ß√Ķes, come√ßando por Jerusal√©m".

Portanto, ser testemunha de Jesus √© estar comprometido com a constru√ß√£o da paz, de uma profunda convers√£o di√°ria, n√£o s√≥ pessoal, mas tamb√©m estrutural. Por isso, a import√Ęncia de come√ßar por Jerusal√©m. Jesus ressurreto anuncia: "Eis que envio sobre v√≥s a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, at√© que do alto sejais revestidos de poder". A cidade de Jerusal√©m n√£o √© mero registro geogr√°fico, mas √© o lugar messi√Ęnico onde o evangelho inicia e desde onde as na√ß√Ķes o receber√£o.   Portanto, o medo ser√° vencido pelo poder que vir√° do alto. Aqui o autor do Evangelho de Lucas j√° aponta para o acontecimento de Pentecostes, o qual podemos ler no cap√≠tulo 2 de Atos dos Ap√≥stolos.

Jesus abençoa e se despede

Jesus leva os disc√≠pulos e as disc√≠pulas at√© Bet√Ęnia. Jesus se retira da presen√ßa de seus amigos e amigas em Bet√Ęnia. Ali, acontecem momentos muito significativos e importantes na vida de Jesus. Em Bet√Ęnia, ele tem duas amigas, Marta e Maria (Lucas 10.38-42), e o amigo L√°zaro (Jo√£o 11.1). Em Bet√Ęnia, Jesus √© ungido (Marcos 14.3-9). Dali, ele parte para a sua entrada triunfal em Jerusal√©m (Lucas 19.29-37). O momento da Ascens√£o de Jesus √© reservado aos que testemunharam e acompanharam a sua tarefa e que dever√£o, de agora em diante, levar a sua mensagem de amor ao mundo todo. Jesus despede-se carinhosamente com a b√™n√ß√£o. A b√™n√ß√£o de Jesus, desta forma, √© √ļnica. Jesus aben√ßoa porque se cumpriu o tempo de servir, chegou o tempo de ser glorificado (Lucas 24.50): "Jesus erguendo as m√£os os aben√ßoou". O gesto de erguer as m√£os lembra o servir. E a b√™n√ß√£o transmitida por Jesus √© a for√ßa presente para a caminhada e a a√ß√£o daqueles e daquelas que v√£o levar adiante a sua tarefa.

Jesus abençoa e se despede. A despedida de Jesus pode ser comparada com a visita de uma pessoa muito amiga e especial. Fica-se acenando até que se perca de vista a pessoa amada. Assim, penso que foi com a despedida de Jesus. Enquanto abençoava, afastava-se dos e das suas queridas. O tempo de Jesus na terra está encerrado, mas temos uma promessa: ele voltará. Porém, não estamos sós, pois nos enviou o poder do alto (realização de Pentecostes). O céu significa a participação plena de Jesus na vida de Deus. A Ascensão de Jesus, portanto, é descrita como um momento de enlevo também para os/as discípulos/as. Não há nada que descreva espanto, desorientação ou medo. A reação deles/as é de alegria e de louvor a Deus. Pareciam compreender perfeitamente o que estava acontecendo.

Ascens√£o: leva ao louvor a Deus e encaminha para um novo viver

Nos vers√≠culos 52 e 53 lemos: "Ent√£o, eles, adorando-o, voltaram para Jerusal√©m, tomados de grande j√ļbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus". N√£o somente Deus merece adora√ß√£o, mas tamb√©m Jesus Cristo √© adorado, glorificado. Depois do momento de b√™n√ß√£o e despedida de Jesus, e como resposta dos/as disc√≠pulos/as o momento de adora√ß√£o a Jesus, eles voltam a Jerusal√©m, cheios de alegria e j√ļbilo. A alegria dos/as disc√≠pulos/as n√£o √© uma alegria qualquer, cotidiana. √Č uma alegria prof√©tica, intimamente ligada √† confirma√ß√£o de que Jesus √© o Messias. Tudo aquilo que ele viveu, fez e anunciou √© verdade. A supera√ß√£o de todos os males da condi√ß√£o humana e planet√°ria √© poss√≠vel. Outro mundo √© poss√≠vel! A alegria √© a alegria pela liberta√ß√£o: Jesus, o Cristo, venceu a morte, ressuscitou e agora est√° junto de Deus. Conclui-se o que o evangelista j√° tinha anunciado em Lucas 1.14: o an√ļncio do nascimento de Jesus foi motivo de alegria para todo o povo. De agora em diante, Jesus n√£o est√° mais conosco como ser humano, mas vive-se da f√© naquele que viveu e anunciou o Reino de Deus e que, erguendo-se da terra, confirma o seu poder alicer√ßado no amor. O louvor a Deus √© consequ√™ncia da vida, morte, ressurrei√ß√£o e ascens√£o de Jesus, que encaminha para um novo viver em comunh√£o na espera do cumprimento da promessa do envio do Esp√≠rito Santo (Atos 2.42,47).

Ascens√£o e Dia das M√£es

Duas datas importantes e queridas em nossas comunidades no Brasil e em todo o mundo. Aqui na Alemanha, Ascens√£o √© feriado nacional e acontecem muitas celebra√ß√Ķes e cultos. No Brasil, a celebra√ß√£o da Ascens√£o muitas vezes √© um tanto esquecida. Como n√£o √© uma data comercial, n√£o se pode vender muita coisa. Ent√£o, trata-se de esquecer esta data t√£o importante para n√≥s que cremos em Jesus Cristo. A despedida de Jesus, a sua glorifica√ß√£o diante dos disc√≠pulos e das disc√≠pulas, fortalece a esperan√ßa e a luta pela supera√ß√£o dos mecanismos de opress√£o, marginaliza√ß√£o e morte. Jesus d√° esta tarefa a n√≥s seus seguidores e seguidoras. A Ascens√£o √© o sinal definitivo de que Deus pode mudar a realidade, vencendo as limita√ß√Ķes humanas e os poderes deste mundo.

Essa esperan√ßa leva a celebrar. A celebra√ß√£o d√°-se pelo ouvir a Palavra, partir do p√£o, louvor, agradecimento, reconhecimento, adora√ß√£o, b√™n√ß√£o, despedida. Assim, podemos tamb√©m n√≥s celebrar a Ascens√£o daquele que amamos e seguimos, Jesus Cristo. As comunidades que seguem a Cristo s√£o tamb√©m comunidades radicalmente acolhedoras e inclusivas, ecum√™nicas e comprometidas, pois, assim como os disc√≠pulos e as disc√≠pulas ap√≥s a ressurrei√ß√£o, tamb√©m entenderam que Deus p√Ķe-se do lado da Vida.

Quando celebramos Ascens√£o, lembramos tamb√©m que, no segundo domingo de maio, celebramos o Dia das M√£es. Assim, lembramo-nos de todas as m√£es de nosso Brasil, do continente latino-americano e do mundo. A celebra√ß√£o √© um momento central na vida e na luta contra todas as viol√™ncias e sofrimentos que tamb√©m muitas m√£es enfrentam em seu cotidiano. Jesus sempre esteve acompanhado de sua m√£e em todos os momentos importantes do seu minist√©rio, da sua vida, morte e ressurrei√ß√£o. Portanto, as m√£es acompanham com f√© e amor a vida de seus filhos e filhas, sofrem com suas dores e sonham esperan√ßosas com um futuro bonito para eles e elas. A mem√≥ria da Ascens√£o lembra-nos da vida toda de Jesus e acende em n√≥s a chama do compromisso de construir um mundo de paz, justi√ßa e amor, em harmonia com toda a natureza e todos os povos. Agradecemos √†s nossas m√£es na f√© que nos transmitiram estes ensinamentos e pedimos ao Trino Deus: Ajuda-nos, como m√£es, a transmitir adiante √†s futuras gera√ß√Ķes: nossos filhos e filhas e aos filhos e filhas de nossos filhos e filhas, a alegria da Ascens√£o de Jesus: ele ressuscitou, venceu a morte, foi elevado aos c√©us e est√° junto com Deus. E n√≥s n√£o estamos s√≥s, porque em 10 dias, ser√° Pentecostes!

(*) Claudete Beise Ulrich, pastora luterana

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