Arquivo da JUFRA BRASIL: E que comece a jornada!

"Ir ao encontro do resgate da história do nosso carisma é valorizar o nosso ponto de partida." (Jéssica Lima - Subsec. Nacional de Comunicação Social, Escrituração e Arquivo)


         Durante os dias 14, 15 e 16 do corrente mês, a irmã Jéssica Lima – Subsecretária Nacional de Comunicação Social, Escrituração e Arquivo da JUFRA do Brasil, esteve instalada na Sede do Regional CE/PI, em Fortaleza/CE, a fim de fazer o levantamento do inventário da JUFRA do Brasil (que consiste em 2 armários de pastas, documentos, caixas e livros), bem como organização dos documentos/materiais mais importantes para a memória da nossa linda caminhada e missão.

Arquivo Nacional

O Arquivo da Jufra Brasil tornou-se preocupação imediata do Secretariado Fraterno Nacional pela urgência do zelo com a continuidade da história da Jufra Brasil, uma vez que, cuidar da  nossa história, dos nossos livros antigos, das cartas informais trocadas entre Regionais, das fichas de Treinamento Inicial, das Atas de fundação de uma Fraternidade em 1988, ou decretos de extinção de outra em 2002; de fotos dos primeiros jufristas do Brasil, de documentos dos recém jufristas, dos livros Seguindo Francisco de Frei Eurico de Mello, ou das cartas descerimoniosas de Frei Téo e Frei Romildo, é reviver a JUFRA!

Livros e correspondências
Cada caixa/pasta munida de poeira grossa dos dedos de quem, muito viajava em terras distantes, para formar novos apaixonados por nosso pobrezinho Francisco e plantinha Clara, reaviva em nós diversos questionamentos. Mas, alguns deles insistem: Quem antes de mim já tomou esse serviço? Quem o iniciou? Quantas outras pessoas já o fizeram?! Questionamentos estes que todos nós já sentimos, inquietos, a cada folheada em um livro ou documento bastante antigo de sua própria Fraternidade Local.
Esperamos em Deus, que nos seja concedida a possibilidade de protegermos esse arquivo, e que se faça instrumento de formação, com o fito de caridade pelo serviço daqueles que já passaram por aqui.


Agradecemos aos irmãos do Regional CE/PI, na pessoa da Secretária Fraterna Regional Solange Barros, por garantir a estadia da irmã Jéssica, providenciando a alimentação e bem-estar todos esses dias por conta do Regional. Agradecemos também ao Frei Wellington, nosso Assistente Espiritual, e a irmã Sabrina que se tornou mais um apoio em Fortaleza durante esses dias.
Em breve, para conhecimentos, disponibilizaremos o Inventário da Jufra do Brasil.
“Vamos lá meus irmãos, recomeçar, pois até agora pouco ou quase nada fizemos”.

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL