Agenda do Papa Francisco no Brasil


Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.

Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegar√° ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial ser√° feita no Aeroporto Internacional do Gale√£o/Ant√īnio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo ap√≥s, haver√° uma cerim√īnia de boas vindas no jardim do Pal√°cio Guanabara, onde o Santo Padre dar√° o seu primeiro discurso. No local, haver√° a recep√ß√£o protocolar das tr√™s esferas de governo. A recep√ß√£o protocolar ser√° feita pela presidente da rep√ļblica Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, S√©rgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
A Resid√™ncia do Sumar√© ser√° o local que receber√° o Sumo Pont√≠fice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato Jo√£o Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. √Č um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Al√©m do Papa Francisco, a resid√™ncia receber√° tamb√©m toda comitiva papal.
Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.

Visita a Aparecida
O Santo Padre visitar√°, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santu√°rio Nacional de Nossa Senhora da Concei√ß√£o Aparecida, maior santu√°rio mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, j√° que possui uma devo√ß√£o p√ļblica por Maria, m√£e de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pont√≠fice celebrar√° uma Missa, ap√≥s a venera√ß√£o da imagem da Virgem na Bas√≠lica. A homilia ser√° feita pelo Papa.

Um dos legados sociais da JMJ Rio2013
Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inaugura√ß√£o do P√≥lo de Aten√ß√£o Integrada da Sa√ļde Mental (PAI), voltado para a recupera√ß√£o e depend√™ncia qu√≠mica, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 m√©dicos, cerca de 500 profissionais de sa√ļde, 648 leitos de interna√ß√£o, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emerg√™ncia, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital S√£o Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penit√™ncia/VOT) √© um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A institui√ß√£o presta atendimento particular, para clientes de planos de sa√ļde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Sa√ļde do Rio de Janeiro. Haver√° um discurso do Papa no local.

Uma quinta-feira emocionante
No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.
Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.
Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.

Um dia só para os jovens
Um dos pontos tur√≠sticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receber√° um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atender√° quatro confiss√Ķes de jovens no local na manh√£ de sexta-feira, dia 26.
Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.
Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.

Um sábado de encontros e oração
As atividades oficiais come√ßam com a Santa Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e os seminaristas, na Catedral S√£o Sebasti√£o, presidida pelo Santo Padre. Logo ap√≥s, o Papa Francisco se encontrar√° com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, constru√≠da no s√©culo XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresenta√ß√Ķes art√≠sticas de todo pa√≠s.
À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.
A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.

Domingo de despedidas
Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.
O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.
Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30, e fará um discurso a eles.
Haver√° ainda uma cerim√īnia de despedida no Aeroporto Internacional Ant√īnio Carlos Jobim, onde o Santo Padre far√° um discurso. Sua partida de volta a Roma est√° marcada para as 19h.

Fonte: http://www.rio2013.com/

Coment√°rios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL