Carta do Animador Fraterno Nacional da Jufra do Brasil



Caríssimos irmãos e irmãs Animadores Fraternos Regionais e seus Ministros Regionais,

Paz e Bem!

            É com grande júbilo, e ainda no forte entusiasmo advindo da Ressurreição de Jesus, que realizo esse primeiro contato como Animador Fraterno Nacional. Diante da deliberação ocorrida na última reunião do Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, tomei posse da referida função repleto de grande alegria e consciente das grandes responsabilidades que nos esperam.

            Vivemos um tempo propício para o trabalho com a juventude, num contexto em que a Igreja do Brasil, por meio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, se prepara para receber a Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todas as partes do mundo. Por conta disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estimulou a reflexão sobre a juventude na Campanha da Fraternidade deste ano, convocando-nos, assessores e formadores juvenis, a assumirmos "uma opção afetiva e efetiva pelo jovem (Texto Base, cap. 4.2.)".
           
            No que tange especificamente à Família Franciscana, realizar-se-á em São João Del Rei/MG, nos dias 19 a 22 de Julho do presente ano, o Encontro Mundial da Juventude Franciscana que deve ser objeto de especial atenção de nossa parte. É sabido que, nos termos do artigo 96, §2º de nossas Constituições Gerais, nos consideramos "particularmente responsáveis" pela JUFRA, de modo que é indispensável o estímulo a cada fraternidade local para que se mantenha em comunhão com referido encontro, no qual as lideranças de todo o mundo estarão reunidas para avaliar e partilhar a caminhada da juventude franciscana espalhada pelo mundo.

            Sem descuidar de nossas atividades, gostaria de solicitar aos Animadores Fraternos Regionais que elaborem, em comunhão com seus Ministros Regionais, um breve relatório sobre a realidade da Juventude Franciscana e o trabalho da animação fraterna, em seu respectivo regional. Este relatório servirá de base para que possa colocar-me a par de todas as realidades existentes, visando colaborar na caminhada de estreitamento de laços entre a Ordem Franciscana Secular e a sua juventude. Tal documento deverá ser enviado no prazo de até 20 dias.
           
            Manifesto meu comprometimento de estar a vossa disposição para auxiliar neste relevante e digno ministério a vós confiado, desejando que sejam minha longa manus nos momentos que, por algum motivo relevante, não possa estar fraternalmente presente. Reforço, ainda, meu desejo de estar próximo, igualmente, nos momentos de alegria do Regional que, com a graça de Deus, serão incontáveis.

            Enfim, espero firmemente que minha nomeação como Animador Fraterno Nacional seja fonte de crescimento das relações fraternas entre a Ordem Franciscana Secular e a Juventude Franciscana, em todos os seus regionais e fraternidade locais presentes no Brasil.

            Aproveito o ensejo para invocar sobre todos nós a inspiração do Espírito Santo de Deus, o qual São Francisco designou como "Ministro Geral" de sua família, bem como a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, nossa Mãe, de São Francisco, Santa Clara e de Santa Rosa de Viterbo.

            Dado no segundo dia do mês de abril do ano de dois mil e treze da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, último dia da Oitava de Páscoa.

            Atenciosamente,

            Feliz Páscoa!




           Raphael Rodrigues Taboada, OFS                           Mayara Ingrid Sousa Lima
   Animador Fraterno Nacional                               Secretária Fraterna Nacional

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL