Carta de Apresentação da Nova Secretária Fraterna da JUFRA do Brasil

“Dai-me Senhor o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me” (São Francisco de Assis)
Uberlândia, 05 de março de 2013.


Aos irmãos/as da JUFRA do Brasil,
Aos membros da Família Franciscana do Brasil,
À Igreja do Brasil,
As organizações parceiras,
Paz e bem!

 
É com muita alegria e entusiasmo que venho me apresentar oficialmente a todos/as como a nova Secretária Fraterna (Presidenta) Nacional da Juventude Franciscana do Brasil, para o triênio 2013 a 2016. Agradecemos a confiança de todos/as os/as irmãos/as jufristas que acreditam em nosso trabalho, na esperança que juntos poderemos continuar a escrever a linda história de vida, compromisso e missão da JUFRA do Brasil.

Inicialmente gostaria de me apresentar e contar um pouco da minha história na JUFRA. Sou natural do Maranhão, onde conheci a juventude franciscana e fiz toda minha caminhada na mesma, estando em dois secretariados fraternos regionais, a frente da formação, e participando da fraternidade Irmão Sol em São Luís-MA. Há dois anos, resido em Uberlândia-MG, onde faço parte da fraternidade Dom Helder Câmara e da fraternidade da Ordem Franciscana Secular (OFS) São Francisco de Assis. Já participei do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, por duas vezes, estando no triênio passado à frente da Subsecretaria Nacional de Formação. No campo profissional sou Bióloga, tenho mestrado pela Fundação Oswaldo Cruz, e atualmente estou no segundo ano de doutorado na Universidade Federal de Uberlândia.

Queremos nos colocar a serviço da JUFRA, acompanhando todos os regionais e fraternidades locais desse imenso Brasil, desejamos estar próximos de todos/as os/as irmãos/as, pois o dialogo, a partilha e a comunicação serão prioridade de nossa caminhada. Precisamos fortalecer nossas fraternidades, mas também expandir nosso carisma para outros locais e regiões. Indo ao encontro das juventudes, compreendendo suas realidades e partilhando nossas lutas e anseios.

Desejamos estar em comunhão íntima com toda a família franciscana, pois entendemos que somos a juventude dessa família. É importante estreitarmos os laços com os Frades, Clarissas, Congregações Religiosas, Institutos Seculares e especialmente com os/as irmãos/as da Ordem Franciscana Secular.

Queremos estar em sintonia com a Igreja do Brasil, especialmente em parceria com os organismos juvenis que acolhem e estimulam as iniciativas das juventudes. Reforçamos o desejo de caminhar juntos com as pastorais, movimentos, conselhos e organizações.

Continuaremos estimulando e fomentando as parcerias com as organizações e movimentos da sociedade civil e da igreja, que compartilham conosco ideais e lutas, pois acreditamos na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Nossos trabalhos serão conduzidos em conjunto com todos/as os/as membros/as do Secretariado Fraterno Nacional, que são corresponsáveis pela caminhada da JUFRA do Brasil. Apresentamos no documento em anexo a essa carta à nova fraternidade nacional.

Contamos com as orações e o apoio de todos os que acreditam em nossa caminhada. Repassamos aqui os meus contatos e também os contatos oficiais da JUFRA do Brasil: Mayara Ingrid Sousa Lima, email: [email protected], telefone: (34) 91267229; JUFRA Brasil: www.jufrabrasil.org, email: [email protected].

Que o Senhor nos abençoe nessa caminhada. Nossa Senhora interceda por nós. São Francisco, Santa Clara e Santa Rosa de Viterbo nos guiem e nos iluminem.

Um fraterno abraço a todos/as,

Mayara Ingrid Sousa Lima, OFS/JUFRA.
Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL