Jornada na JUFRA de Itambacuri-MG


A Fraternidade de JUFRA Santa Clara, de Itambacuri-MG, em preparação para a 3ª Jornada Franciscana Nacional, realizou os estudos com as celebrações sugeridas na cartilha na Jornada, que esse ano teve com o tema: “Estado, Saúde e Ecologia” e o lema: “Juventude Franciscana na construção da sociedade do Bem- Viver”, no dia 03 de novembro, com leituras e reflexões sugeridas por cada encontro.



A cada encontro foram propostos alguns gestos concretos, e a nossa Fraternidade escolheu alguns deles para serem realizados, foram eles:

-Criarmos uma lista de reivindicações sobre a saúde em nosso bairro, cidade, que será entregue ao prefeito municipal em janeiro juntamente com o secretário de saúde;

-Promover a Pastoral da Saúde ou da Criança;

-Conhecer o papel e o trabalho do Conselho Municipal de Saúde.


Visitamos também o assentamento sem terra, denominado Flitz, na zona rural da Cidade de Teófilo Otoni- MG. Visitar o assentamento foi para a Fraternidade um aprendizado de muito valor. Vimos a realidade de cada família, a dificuldade de conseguir a coisa mínima, uma 2ª via da Certidão de Nascimento, por exemplo, e lá nós nos comprometemos a ajudar no que pudermos.



Realizamos mais uma vez o natal solidário das crianças do bairro Jamineque.  É gratificante ver cada rostinho na expectativa do que iria receber, e o sorriso estampado no rosto após receber o tão esperado presente, coisas simples, mas que são doados com muito carinho. Também ajudamos algumas famílias com doação de cestas básicas durante o ano.


Contamos com a ajuda de alguns irmãos da Ordem Franciscana Secular, Maria do Carmo Batista Gomes, Keila Brandão, Rosely Lopes Marcelo Olemar, irmãos de pastorais e pessoas anônimas da nossa comunidade. Sabemos que ainda é pouco o nosso trabalho, mas continuaremos firme buscando a cada passo melhorar cada vez mais, buscando sempre está a serviços dos irmãos carentes.


Giseli Alves Miranda – Itambacuri-MG
Sub Reg DHJUPIC – Regional Sudeste 1
Sub de Formação local – Fraternidade Santa Clara

Comentários

Anônimo disse…
conheco o trabalho da jufra de itambacuri sao realmente jufristas de verdade, parabens e paz e bem.

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL