Juventude Franciscana do Brasil presente no Congresso Clariano em Canindé-CE


 “Santa Clara a tua estrela, clareou, clareou!
 Na constelação do amor, clareou, clareou”
Hino do Congresso (Zé Vicente)

De 09 a 11 de agosto, aconteceu na cidade de Canindé/CE o Congresso Clariano, com o tema: Santa Clara de Assis e de Hoje: Caminho de Unidade e lema: Vida vivida em função do amor. No dia 09, à noite, tivemos a Celebração de Abertura do Congresso, onde podemos notar a grande quantidade de irmãos e irmãs das diversas ordens franciscanas e de todos os recantos do nosso Brasil e até de outros países.

No dia 10, tivemos o louvor da manhã, uma caminhada da Basílica de São Francisco das Chagas para o Mosteiro das Irmãs Clarissas, foi um belo momento onde cantamos, rezamos e escutamos a palavra do Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor, que fez e faz grandes maravilhas em favor do seu povo e em especial da Família Francisclariana. Dando continuidade tivemos o capítulo da Família Franciscana, onde Frei Vitório Mazzuco, OFM nos falou sobre o tema do congresso. As 11h tivemos a Celebração Eucarística, presidida pelo Dom frei Leonardo Ulrich Steiner,OFM atual Secretário-Geral da CNBB, essa celebração foi muito bem animada pela fraternidade da JUFRA de Canindé.







Na tarde da sexta, tivemos um momento intitulado: “A Perfeita Alegria”, com teatros, músicas e danças, realizados pelos regionais e algumas ordens. À noite tivemos um momento, muito profundo, chamado: “Páscoa de Santa Clara”, onde tivemos o teatro do Trânsito de Santa Clara, escutamos um pouco a palavra do Senhor e um momento de reflexão, realizado pelo frei Marconi Lins, OFM, ministro da Província Santo Antônio do Brasil.
No dia 11, dia da nossa tão querida Mãe Clara, tivemos um louvor da manhã com muitos cantos e refrãos meditativos. Logo tivemos um Encontro com a Mãe Clara, onde a Irmã Maria Clara do Santíssimo Sacramento, OSC, nos falou sobre o Rosto feminino do carisma. As 11 horas tivemos o Encontro com o Esposo, a Adoração Eucarística, dividida por regionais.

Na tarde do dia 11, tivemos um encontro com todos os jufristas presentes no congresso, foi um momento de nos conhecermos e de louvarmos pelo nosso carisma juvenil. Logo, Frei Almir Guimarães, nos falou sobre o Milagre do Pão. E as 19h tivemos a Celebração Eucarística de Encerramento, presidida pelo Dom Frei José Belisário, OFM, arcebispo de São Luís do Maranhão. E por fim uma grande Ciranda com Clara, onde podemos canta e dançar ao som de Zé Vicente.



Sem dúvidas foi um grandioso momento de fraternidade, onde vimos a primeira ordem, das três obediências, as Clarissas, um grande número de irmãos e irmãs da OFS, como também da Terceira Ordem Regular e nós Juventude Franciscana, estávamos lá, celebrando junto com toda a Família Franciscana, os 800 anos do “sim” de Santa Clara de Assis!

Fraternalmente;

José Douglas Soares Cordeiro
Sub.Nac. de Ação Evangelizadora da JUFRA do BR

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL