Quinta-feira Santa - Reflex√£o




  Esta √© a noite da nova alian√ßa com o povo de Deus. A ceia na qual Jesus entrega seu corpo e sangue e pede que o fa√ßamos o mesmo. A entrega de Jesus foi intensa e verdadeira, foi feita com um amor que nunca se viu igual, inexplic√°vel, inigual√°vel e Divino. Mas mesmo sendo feita com tanto amor n√£o escapou do sofrimento e das tenta√ß√Ķes, n√£o escapou do abandono, nem dos julgamentos err√īneos. Mas “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os at√© o fim” (Jo√£o 13.1). 


  A tradicional ceia dos judeus √© realizada por Jesus junto com seus disc√≠pulos, mas nesta ceia o cordeiro √© o pr√≥prio Cristo que se entrega para que todos experimentem e conhe√ßam o amor incondicional de Deus para com a humanidade. E Jesus pede: “Fa√ßam isto em mem√≥ria de mim”, pois, sendo alimentados por este amor, alimentemos nossos irm√£os, afim de que todos participem do banquete da vida eterna. Conforme o pedido de Cristo, sejamos n√≥s tamb√©m cordeiros de Deus, doando nossas vidas, nosso sangue, nossa coragem e todos os nossos dons a servi√ßo da humanidade e da cria√ß√£o, para que o Reino dos C√©us aconte√ßa aqui. 
  Ap√≥s a Ceia "Ele pegou uma toalha e cingiu-se com ela. Depois colocou √°gua numa bacia, e come√ßou a lavar os p√©s dos disc√≠pulos e a enxug√°-los com a toalha com que estava cingido"(Jo 13, 4-5). Os disc√≠pulos resistem. Pedro reage fortemente. Ele expressa o que provavelmente est√° no cora√ß√£o de cada um dos disc√≠pulos. A mesma resist√™ncia que talvez esteja em cada um de n√≥s.    O que dir√≠amos n√≥s se Jesus, Nosso Senhor, aparecesse diante de n√≥s e come√ßasse a lavar nossa roupa ou limpar nossa casa? N√£o ficar√≠amos acanhados e chocados? N√≥s certamente dir√≠amos a Jesus para sentar na sala de estar e servir√≠amos tudo que Ele desejasse. Ele chegou junto a Pedro e este disse "Senhor, vais lavar os meus p√©s? E Jesus respondeu: "Tu n√£o sabes o que estou fazendo, depois ir√°s compreender." Pedro ent√£o respondeu: "Jamais lavar√°s os meus p√©s." Jesus respondeu "se eu n√£o os lavar n√£o ter√°s parte comigo" (Jo 13,6-9).  


  Apesar de ter uma atitude humilde e submissa diante de Pedro, Jesus mant√©m sua autoridade. Ele fala seriamente "se eu n√£o lavar os teus p√©s n√£o ter√°s parte comigo". Estas s√£o palavras fortes que em uma linguagem simples significam: "se eu n√£o posso lavar teus p√©s n√£o ser√°s mais meu amigo, meu disc√≠pulo. N√£o poder√°s entrar no meu reino e receber a minha heran√ßa. Tudo entre n√≥s est√° terminado, podes ir embora." Ter os p√©s lavados por Jesus n√£o √© uma op√ß√£o, √© uma condi√ß√£o essencial para ser seu amigo, entrar no seu reino de amor.  
  Talvez isto tenha feito Pedro lembrar-se das palavras de Jesus ao cham√°-lo de Pedro, e ao cham√°-lo de Satan√°s, depois que se lamenta ao ouvir de Jesus o an√ļncio do seu sofrimento e morte (Jesus, voltando-se para Pedro, disse: "Retira-te de mim, satan√°s; tu serves-me de esc√Ęndalo, porque n√£o tens a sabedoria das coisas de Deus, mas das coisas dos homens". Mt 16,23). Palavras duras! Porque Jesus falou t√£o fortemente? Esta dureza esconde uma urg√™ncia e grande vulnerabilidade. Jesus est√° vulner√°vel.             
  Aceitar o caminho da dor e do sofrimento, dar a pr√≥pria vida, aceitar com humildade, como um escravo, sem direitos, ficar no √ļltimo lugar: tudo isto vai contra o desejo normal do cora√ß√£o humano. Nosso desejo √© ser algu√©m, mostrar quem somos atrav√©s de nossas origens, qualidades, capacidades e direitos b√°sicos. Estar disposto a renunciar a tudo isto n√£o √© f√°cil para Jesus, pois Ele permanece humano, como todos n√≥s, exceto em uma coisa, o pecado. Este √© o caminho que n√≥s como franciscanos devemos seguir, se colocar inteiramente √† disposi√ß√£o do outro para servi-lo sem pedir algo em troca, fazer como S√£o Francisco, se entregar do jeito que ele fez, se dispondo at√© de suas roupas para viver o evangelho. S√£o exemplos que devem ser seguidos! 

Fraternalmente,
Maricélia Moraes Ribeiro
Secret√°ria Regional - Oeste
Alessandra
Subsecretária Regional de Ação Evangelizadora - Oeste

Coment√°rios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL