Diretrizes Internacionais para Animação Fraterna



Circ. 36/08-14
Port. N. 2380/12
Roma 23, de janeiro de 2012
Aos conselhos nacionais da OFS
Aos conselhos nacionais da JUFRA
Aos conselheiros internacionais da OFS e JUFRA

Queridos irmãos,

Que o Senhor esteja convosco!

Em dezembro vos enviamos os documentos do XIII Capítulo Geral da OFS. Agora mandamos um documento apresentado durante o Capítulo Geral da OFS em São Paulo, de 22-29 de outubro de 2011. Este documento chama-se “Lineas guía para La Animación Fraterna” (diretrizes para a animação fraterna), e foi preparada a pedido do Capítulo Geral da OFS em 2008. Esse capítulo pedia “que se pusesse a disposição instrumentos adequados que permitam a escolha e a preparação adequada dos animadores fraternos em todos os níveis”.

Estas diretrizes para a animação fraterna foram aprovadas na reunião da Presidência do CIOFS em 22 de outubro de 2011, a festividade do beato João Paulo II, um grande amigo da juventude, e apresentaram-nas no Capitulo Geral, que receberam-nas com grande interesse e alegria.

Estas diretrizes que vos confiamos estão baseadas na experiência de muitas fraternidades em todos os níveis e de todo o mundo, e foi elaborada para ajudar a construir uma boa e afetiva relação entre a OFS e a JUFRA. Os jovens que participaram elaborando este documento tem a experiência de dupla permanência, tanto a fraternidade da OFS como a da Jufra, ou começaram sua experiência na vida franciscana, primeiro na Jufra e depois na fraternidade da OFS. Encontráreis muitas coisas citadas nestas diretrizes já mencionadas em outros documentos, mas queríamos criar uma ferramenta adequada que ajudasse a essas pessoas na OFS responsável para preparar os animadores fraternos. No entanto, como ocorre em tudo o que é relativo à formação, inclusive agora, pode ser que não tenhamos incluído tudo o que se precisa saber sobre animação fraterna. Este documento deseja ser uma ajuda para estimular e inspirar o crescimento da Jufra como uma parte da Família Franciscana e para fomentar a relação entre a OFS e a Juventude Franciscana, para que ambas possam experimentar a beleza da forma de vida franciscana.

Peçamos ao Senhor que este documento, preparado com muito amor, nos ajude a promover ou continuar o caminho que tomamos juntos – tanto a OFS como a Jufra – com a finalidade de cumprir melhor a missão encomendada a São Francisco e a seus irmãos!

Fraternalmente,

Encarnación Del Pozo          
Ministra geral da OFS                                     

Ana Fruk
Conselheira da Presidencia do CIOFS
Coordenadora Internacional da JUFRA

Tradução:
Revisão: Douglas Néris de Medeiros
Fraternidade Mensageiros de Paz e Bem - Ceará-Mirim/RN


Clique no link abaixo e faça o download do texto traduzido: 

https://docs.google.com/open?id=0B4ozuYYbwrdHWUZ0WVcyREF5Vkk

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL