Encontro de Área OFS e JUFRA Nordeste A




Entre os dias 2 e 4 de Dezembro de 2011,aconteceu o Encontro de Área OFS e JUFRA, na casa das Irmãs Missionárias Capuchinhas,bairro Olho D’água,na cidade de São Luís-MA,estiveram presentes:Regional Nordeste A1(Maranhão),Regional Nordeste A2(Ceará e Piauí),Frei Miguel (Assistente Espiritual da JUFRA do Brasil),Wesley(Subsecretário Nacional para Área A da JUFRA),Wigna Jales de Lira (Animadora Fraterna Nacional)e  Zilmar Uchoa(Conselheira Nacional da Área A e Ministra Regional do Maranhão).


Na Sexta foi abertura Oficial do Encontro, com o jantar, oração, leitura da programação das atividades e alterações, conduzida pelo Frei Miguel.

No Sábado pela Manhã, Celebração Eucarística, liturgia de responsabilidade Regional do Ceará, logo término da missa o café fraterno, iniciamos as atividades com música de animação e apresentação do Tema: Evangelizados para Evangelizá-lo. O frei aproveitou para falar do Texto do Frei Almir Ribeiro Guimarães (OFM), enfatizando a importância dos valores Franciscanos, fundamentado no Evangelho, falou dos elementos que ajudam na tarefa de evangelizar: Os escritos de São Francisco, as Sagradas Escrituras. Fez uma pergunta para os irmãos presentes, onde estão os Franciscanos Seculares?Espaços para muito dialogo entre todos. Divisão dos grupos para analisar as seguintes indagações: Conversão-Evangelho; Satisfação em tudo; Onde estão os Franciscanos?
Dando continuidade aos trabalhos, apresentação dos relatórios e quais foram às prioridades no ano de 2009. Partimos para o almoço Fraterno.


No Sábado Tarde, foi à vez da Jufra desenvolver o tema: Os Avanços e os Desafios nos 40 anos da Jufra do Brasil. Esse momento conduzido por Degenilson e Wesley, aprendizados, partilha e diálogo entre os irmãos e as irmãs da Ordem Franciscana Secular, o trabalho foi até o final da tarde.


Já a noite do Sábado, confraternização, com oração, música e mensagem de natal para todos os irmãos e as irmãs, a troca de presentes entre todos os participantes.




 No Domingo, iniciou com Celebração Eucarística, após o café todos partiram para Plenária, dessa vez animação por conta da JUFRA, tivemos a apresentação do nosso Irmão José de Ribamar Castro (Vice Ministro Regional da OFS do Maranhão) e Presidente da FFB-MA, dando abertura do tema: III Capítulo da Regra da OFS. Foram trabalhados os Artigos 20 a 26, fez uma explicação como surgiu a Regra, e esclareceu as dúvidas a respeito de ereção de uma Fraternidade, a estrutura do Conselho local, Regional, Nacional e Internacional.

 
Encerramos as atividades com as propostas: Realizar encontros de formação nos distritos da OFS sobre a JUFRA, para criação de novas fraternidades emlocais onde ainda não tem JUFRA, Plantar no coração da 1 Ordem e da TOR (masculina e feminina) o zelo e amor para com a OFS e JUFRA e com a escolha do próximo Encontro de Área OFS e JUFRA, será na cidade do Juazeiro do Norte-Ceará em agosto de 2013. O frei deu a benção de São Francisco e assim tiramos a Foto Oficial.


Esperamos que todas as prioridades que sejam colocadas em práticas tanto a JUFRA e OFS, que essa relação torne-se firme na evangelização na Construção do Reino de DEUS.
Fraternalmente:
Degenilson Rocha Ribeiro
Secretário Fraterno Regional Nordeste A1

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL